O concurso público para a SEFAZ-AM (Secretaria de Fazenda do Amazonas) não exigirá a apresentação de cartão de vacinação dos candidatos inscritos para a realização das provas.

O edital há um capítulo específico sobre os procedimentos de prevenção à covid a serem adotados por candidatos e organizadores do certame. E um alerta: as datas previstas podem sofrer mudanças, de acordo com a evolução da pandemia e dos decretos governamentais reguladores.

Outros concursos no Amazonas e em outros Estados sob responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas) também não têm obrigatoriedade de comprovação de vacinação – Semsa Manaus (Secretaria Municipal de Saúde), Polícia Civil do Amazonas, TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), CGU (Controladoria Geral da União) e MPGO (Ministério Público de Goiás), além do recém iniciado concurso da Polícia Militar do Amazonas.

O uso da máscara “de proteção individual que cubra total e simultaneamente boca e nariz” será obrigatório para entrada do candidato no local e contínuo durante a realização da prova.

A recusa em utilizar a máscara corretamente implicará a eliminação do candidato e sua retirada do local das provas. Haverá medição da temperatura corporal. Quem tiver registro acima de 37,8°C será encaminhado para sala extra. O edital não diz que providencia será tomada nesses casos.

A FGV recomenda que os candidatos compareçam para realização dos exames com álcool em gel para uso pessoal, em recipiente transparente. O uso de bebedouros coletivos só será permitido para encher garrafas e copos, também de material transparente e sem rótulo.

Também transparente e de uso exclusivo, desde a assinatura da lista de presença até o cartão resposta, deve ser a caneta esferográfica na cor azul.

Não será permitida a permanência de candidatos nos corredores antes do início da prova, para evitar aglomeração. Após o ingresso no local, o candidato deve se dirigir imediatamente para a sala da prova, que terá redução de capacidade e distanciamento entre as cadeiras. Nos casos em que for possível, janelas e portas das salas serão mantidas abertas.

Colaboradores da FGV que vão atuar na aplicação das provas devem higienizar as mãos com álcool em gel antes e após o contato com qualquer instrumento de aplicação do exame ou com o candidato. E, em caso de comunicação frequente com os inscritos, devem trocar de máscara de duas em duas horas.

As inscrições para o concurso começam a partir das 16h de Manaus, na segunda-feira (14). As provas serão realizadas no mês de maio, no dia 7 para nível médio e no dia 8 para os cargos de nível superior.

Artigo anteriorIniciativa prevê a apresentação de propostas para o desenvolvimento do setor de mineração
Próximo artigoNova carteira de identidade digital começará a ser emitida em março