Amazonas – O Governodo Estado recebeu, entre a noite da terça-feira (7) e tarde desta quarta-feira (8), 15 mil frascos de álcool gel em doação feita pela Cervejaria Ambev. Somando 3,5 mil litros da substância, a doação vai ser utilizada pela rede pública de Saúde e por órgãos que trabalham no combate à pandemia de Covid-19, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM).

“Essa é uma iniciativa da Ambev que percebeu essa lacuna de álcool gel no mercado. Temos a capacidade de produzir o álcool 70% nas nossas cervejarias, mas não de fazer o gel. Então, nós conseguimos parceiros para fazer a parte do gel, e aí as unidades do sudeste estão produzindo álcool 70%. As garrafas estão sendo produzidas em Jundiaí, e o envase na cervejaria de Uberlândia, em Sete Lagoas, Minas Gerais”, explicou o gerente geral da cervejaria no Amazonas, Guilherme Martinhago.

De acordo com Martinhago, além da produção de álcool gel, a empresa está comprometida com a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que serão disponibilizados ao Ministério da Saúde para serem distribuídos aos Estados. “A Ambev começou ontem a fabricar também máscaras, aquelas viseiras, e há capacidade de produzir cerca de 50 mil viseiras por dia. A ideia é que as mesmas localidades que receberam o álcool gel recebam também a viseira. Esse é um papel que a gente entende que todas as empresas deveriam ter, que é cuidar dos seus consumidores na hora que eles mais precisam”, afirmou o gerente da Cervejaria.

O carregamento de álcool gel doado pela Ambev será utilizado pelos órgãos que trabalham no combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas, tanto na capital quanto no interior. “Toda doação que estamos recebendo da Ambev está sendo dividida para o nosso pessoal de apoio, que está à frente do problema. Parte das doações já foram destinadas à Fundação de Vigilância em Saúde, que está no combate direto e é quem faz os exames de sangue, que está no Laboratório Central fazendo as testagem necessárias para combater essa pandemia que a gente vem enfrentando. Além disso, o Corpo de Bombeiros também recebeu parte dessa doação que está entrando com profissionais de saúde para ajudar tanto a Susam, quanto a própria FVS. A maior parte da doação vai ficar diretamente na Susam, que, através da sua Central de Medicamentos, vai fazer a dispensação desse álcool”, explicou o coordenador da Unidade de Gestão Integrada da Casa Civil, Rodrigo Cavalcante.

As parecerias com a iniciativa privada, de acordo com Cavalcante, são essenciais para que o Governo do Estado tenha mais êxito no enfrentamento ao novo coronavírus. “Todas as parcerias são bem-vindas. Uma doação grande dessa como a Ambev vem fazendo tem que ser tratada de uma forma como início de parceria. Somos um governo novo que vem adotando novas práticas, uma delas é dar transparência para tudo aquilo que a gente faz, e esses parceiros privados que conglobam com a gente. Todo esse esforço em prol da população amazonense como um todo, na capital e no interior, sempre são bem vindas”, enfatizou.

Apoio – O Hospital Delphina Aziz, que é referência em casos confirmados e suspeitos da Covid-19 no Estado, informou o recebimento de 30 protetores faciais doados pela “Liga contra o Covid-19 Manaus”. A rede de voluntários já havia feito, no dia 28 de março, a doação de outros 30 protetores faciais para a unidade hospitalar.

Valorização – O NaOca Restaurante realizou na noite de terça-feira (7), a entrega de 20 pizzas com mensagens de incentivo aos funcionários do Hospital Delphina Aziz. A ação ocorreu em conjunto com clientes do restaurante que, na compra de pizzas, puderam escrever bilhetes de agradecimento aos profissionais de saúde atuantes no combate ao novo coronavírus.

Artigo anteriorAmazonas recebe 10 mil testes rápidos de Covid-19 comprados pelo governo
Próximo artigoProcon notifica UniNorte após denúncias de problemas em plataforma on-line