Manaus – A Amazonas Energia identificou no dia 28 de setembro, uma Chácara onde funciona um Aras no Bairro do Tarumã, que estava com o fornecimento de energia suspenso por inadimplência, porém foi encontrada autorreligada à revelia da Distribuidora, sem passar pela medição, com três ramais de ligações extras para ligar máquinas, equipamentos e iluminação do local, causando prejuízo estimado em R$ 2.740,26 por mês.

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, com a identificação do desvio de três ramais trifásicos ligados diretamente da rede e sem passar pelo medidor do Aras, após a constatação, o estabelecimento teve o fornecimento de energia suspenso de forma imediata, e abertura de um Boletim de Ocorrência por furto de energia que será apurado pelo 20º DIP. A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

Artigo anteriorMinistro da Educação nega cortes no orçamento de universidades
Próximo artigoDetento arranca orelha de Tenente da PM em quartel no Careiro Castanho; veja vídeo