O chefe da Guarda Municipal de Careiro Castanho, Jair Gomes de Moura, de 47 anos, foi preso nesta sexta-feira (25). Ele é apontado como colaborador de uma facção criminosa que ordenou os ataques aos órgãos públicos da Prefeitura de Careiro Castanho, ocorridos entre os dias 5 e 7 de junho deste ano.

“Após as investigações acerca do caso, foi constatado que, devido à aproximação do guarda civil com a Segurança Pública da localidade, o mesmo conseguiu informações sobre o primeiro desdobramento da operação ‘Mão de Ferro’, e colaborou com o vazamento de informações privilegiadas das operações policiais, direcionando dados confidenciais a outros envolvidos no esquema dos ataques, que também teve Careiro Castanho como um dos alvos”, informou o delegado-geral adjunto da PC-AM, Tarson Yuri Soares

Segundo o delegado David Jordão, titular da 34ª DIP, que coordenou a ação, as investigações apontaram que o indivíduo chegou a apagar as imagens das câmeras de segurança da Prefeitura do Careiro Castanho, imagens essas que mostram os momentos dos ataques criminosos aos prédios. “Na primeira fase da operação, o objetivo era dar cumprimento a 30 mandados de prisão, e em razão desse vazamento de informações, o êxito da fase foi diminuído, de forma que apenas 14 mandados foram efetivamente cumpridos. A Justiça entendeu como necessária a prisão preventiva dele”, explicou o titular. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos no dia 24 de junho deste ano, pelo juiz Roberto Santos Taketoni, da Vara Única da Comarca do Careiro Castanho.

Durante a prisão de Jair, os policiais apreenderam com ele um carro e um aparelho celular, que foram encaminhados à perícia. Ele irá responder pelos crimes de associação criminosa, associação ao tráfico e fraude processual. Ele se encontra na carceragem da 34ª DIP do Careiro Castanho, e será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.

Artigo anteriorMais de 20 casos de ataques de morcegos a humanos é registrado no Amazonas
Próximo artigoAdvogado é preso por vazar informação para criminosos em Manaus