Mundo – O Ministério das Relações Exteriores da China disse neste sábado (20.mai.2023) que o G7 –grupo dos países mais industrializados do mundo– é incoerente e trabalha para “impedir a paz internacional”.

O comunicado foi divulgado em reação às discussões relacionadas às ambições dos chineses em relação a Taiwan, ilha governada de forma independente que, desde 1940, passa por diversos momentos de tensão.

Segundo a China, a soberania da região deveria ser discutida internamente, sem interferência internacional.

“A China se opõe firmemente à interferência de qualquer força externa nesses assuntos sob o pretexto da defesa dos direitos humanos. O G7 precisa parar de apontar dedos para a China sobre as questões de Hong Kong, Xinjiang e Tibete e olhar para sua própria história e histórico de direitos humanos”, diz.

Um porta-voz das Relações Exteriores, cujo nome não foi divulgado, diz que o grupo dos países ricos precisa “refletir sobre seu comportamento” e “mudar de rumo”.

“A China nunca aceitará as chamadas regras impostas por poucos. A comunidade internacional não aceita e não aceitará as regras ocidentais dominadas pelo G7 que buscam dividir o mundo com base em ideologias e valores, e menos ainda sucumbirá às regras de pequenos blocos exclusivos projetados para servir “1º a américa” e os invertidos interesses de poucos”, afirma a nota, publicada no site oficial.

Fonte: Poder 360

Artigo anteriorConselho da operadora “Oi” aprova novo plano de recuperação judicial
Próximo artigoPrefeitura e Sinetram implementam inovações tecnológicas para tornar transporte público mais eficiente em Manaus