O Cineclube de Arte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresenta, neste sábado (10/10), a partir das 18h30, a Mostra Memória de Personagens Icônicos da Sociedade e da Cultura Amazonense, com filmes sobre Maria de Nazareth Pinto, Antônio Barata e Oscarino Varjão. A exibição será no Cineteatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na av. Sete de Setembro, 1546, Centro), com entrada gratuita e agendamento no Portal da Cultura, acesse aqui.

O espaço funciona com 50% da capacidade, com poltronas separadas, totens de álcool em gel e aferição de temperatura, conforme as normas de segurança e prevenção contra a Covid-19.

Serão exibidos os documentários “A Rainha do Cinema de Manaus”, “Antônio Barata – Memória da Livraria Acadêmica” e “O Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco – A Voz e o dono da Voz”. Todos os filmes têm roteiro e direção assinados pelo artista plástico e dramaturgo Sérgio Vieira Cardoso.

Sobre os filmes

O documentário “A Rainha do Cinema de Manaus” apresenta a cinéfila Maria de Nazareth Pinto, professora aposentada e frequentadora assídua dos cinemas de rua da capital amazonense desde 1960. O filme tem sua narrativa em diversas fases da vida de Maria, que já assistiu a cerca de 16 mil filmes.

“Antônio Barata – Memória da Livraria Acadêmica” mostra um relato da memória do Sr. Antônio como proprietário de uma livraria que fez parte da vida de muitas gerações de Manaus. Fundada em 1912, o espaço fechou as portas em 2009.

Já o documentário “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco – A Voz e o dono da Voz” é um dos últimos registros do artista ventríloquo Oscarino Farias Varjão, que dava vida e voz ao boneco Peteleco, no palco do Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube), em 2016. Debilitado pela perda da voz no final do ano de 2015, Oscarino se emociona com o público neste registro marcante das paródias e piadas que marcaram sua trajetória.

Na aba “Cultura Sem Sair de Casa”, no Portal Cultura, o público também pode encontrar documentários sobre diversos artistas e personalidades amazonenses para ver em casa, sobre Óscar Ramos, Jair Jacqmont, Amadeu Teixeira, Carlos Zamith, Otoni Mesquita, Joaquim Marinho, entre outros. Todos os filmes têm direção e roteiro de Sérgio Cardoso.

Artigo anteriorBolsonaro é “homenageado” com estátua no Pantanal
Próximo artigoCaixa abriu primeira conta para 33 milhões poderem receber benefícios