BRASIL – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incluiu em sua pauta desta terça-feira (26) o julgamento da conduta de Orlando Faccini Neto, juiz na audiência em que os quatro réus pelo incêndio na boate Kiss foram condenados em júri popular, em dezembro de 2021 — oito anos após a tragédia.

A sessão plenária, que também aprecia outros casos, acontece a partir das 9h30.

Os quatro réus foram soltos em agosto, após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) anular o julgamento. No início deste mês, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por maioria de votos, manter a anulação, rejeitando um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).

Para a anulação, entre outras irregularidades, a Justiça considerou que o sorteio do júri não ocorreu dentro do prazo estabelecido em lei, as defesas foram impossibilitadas de acessar antecipadamente as listas e o juiz conversou em particular com os jurados.

Em artigo publicado no jornal “Zero Hora”, Faccini defendeu que pessoas do povo, “submetidas a julgamento extenuantes ou com pessoas perigosas, merecem do magistrado todo respeito e consideração”.

Ele alegou sempre ter almoçado com integrantes de seus júris, e conclamou “todos os jurados e juradas” com os quais trabalhou a serem suas testemunhas.

Artigo anteriorPresidente Lula diz que não viajará até o fim de novembro após cirurgia
Próximo artigo“Continuo achando que bandido não sobe a rampa”, diz general Heleno sobre presidente Lula [VÍDEO]