Coari – A eleição suplementar para definir o novo prefeito do município de Coari será realizada no dia 5 de dezembro deste ano, data-limite para suceder o pleito. A confirmação foi feita pelo Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta quinta-feira (21).

No comunicado, a Justiça estadual informou, ainda, que logo divulgará o calendário pertinente ao pleito, com as datas desde o início do registro de candidaturas até a diplomação dos eleitos.

O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o TRE-AM realize imediatamente eleições para a escolha do novo prefeito de Coari. A decisão ocorreu na quinta-feira passada (14), uma semana após o TSE ter confirmado a cassação do registro de candidatura do ex-prefeito Adail Filho (PP).

Nas eleições de 2020, ele e o então candidato a vice, Keitton Pinheiro, tiveram a candidatura barrada pelo TRE-AM por suposta tentativa de exercer o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar. O pai do ex-gestor, Adail Pinheiro, foi eleito no pleito de 2012 e ele venceu as eleições de 2016, e seria o segundo mandato.

A ação que resultou na cassação do prefeito eleito partiu da Coligação Ficha Limpa para Coari, encabeçada pelo ex-candidato a prefeito de Coari, Robson Tiradentes (PSC), principal opositor de Adail.

Até a realização da nova eleição, por determinação da Justiça, quem comanda a cidade é a presidente da Câmara Municipal de Coari, a vereadora Dulce Menezes (MDB), que é tia de Adail Filho.

Artigo anteriorAlexandre de Moraes determina prisão e extradição do bolsonarista Allan dos Santos
Próximo artigoFacção criminosa arranca órgãos de homem com golpes terçado; vídeo +18