Itacoatiara – Foi inaugurado na manhã deste sábado, 16 de junho, em Itacoatiara, o maior porto do interior do Amazonas. A instalação portuária pública de pequeno porte (IP4), que recebeu o nome de Antonio Nelson de Oliveira Neto, contou com  investimento de R$ 66 milhões do Governo Federal.

A inauguração teve com a presença do ministro dos Transportes, Valter Casemiro, do senador Omar Aziz, dos deputados federais Alfredo Nascimento, Silas Câmara e Pauderney Avelino, dos deputados estaduais Sidney Leite, Cabo Maciel e Josué Neto, além dos prefeitos de Manaus e Itacoatiara, Arthur Neto e Antonio Peixoto.

O ministro ressaltou o andamento do Programa de Implantação de Pequenos Portos na região Norte. “Quem conhece a realidade amazônica sabe da importância que tem uma infraestrutura como a deste porto. Além de desenvolvimento e melhoria logística para o município, traz dignidade para seus usuários”, afirmou.

Valter falou sobre alternativas para a reconstrução da AM-010, que liga Manaus à Itacoatiara. Entre as suas sugestões está a federalização da estrada, que hoje é de responsabilidade do governo do Estado.

Com o investimento de R$ 66,1 milhões, a IP4 de Itacoatiara tem capacidade para atracação de navios de até 35 mil toneladas. A estrutura dispõe, entre outras coisas, com ponte de acesso ao cais flutuante de 90 metros, rampa de concreto armado com 128 metros de comprimento para atracação simultânea de duas balsas de médio a grande porte, além de um pátio de cargas de 13.950 m² para 5 mil contêineres e amplo estacionamento para veículos, caminhões, carretas e bitrens.

O projeto do porto de Itacoatiara levou mais de 30 anos para sair do papel e foi iniciado quando o deputado federal Alfredo Nascimento ainda era ministro dos Transportes. “Este é o 47º. porto que tenho a oportunidade de entregar. Esse porto é diferente de todos os municípios do interior, mas não terá o devido desenvolvimento sem a reconstrução da AM-010”, afirmou Alfredo.

Ainda em seu discurso, o deputado federal garantiu que unirá a bancada do Amazonas para que destinem emendas para a revitalização da estrada que atravessa Itacoatiara.

Esta é a terceira inauguração de IP4 no estado, somente neste mês. As outras foram as de Nhamundá e de Tefé. O programa das IP4, também conhecidas como portinhos, foi criado pelo Ministério dos Transportes e instituído em fevereiro de 2015 para estruturar os terminais portuários improvisados.

O prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, disse que o porto levará desenvolvimento e garantirá logística de qualidade para a população. “Nossa população esperou muito tempo por esse terminal. Sendo o maior do Estado, tenho certeza de que ele trará avanços e melhoria econômica para a cidade”, completou.

Homenagem – O novo porto recebeu o nome do Engenheiro Antonio Nelson de Oliveira Neto, um dos maiores portuários do Amazonas e itacoatiarense de nascimento, que ainda nos anos 80 fez o primeiro projeto de criação do terminal portuário.

A vereadora professora Therezinha Ruiz, viúva do homenageado, se emocionou na inauguração e falou das melhorias que a obra acarretará. “Fico muito feliz em saber que toda a dedicação do Nelson está sendo reconhecida e que um de seus grandes sonhos está sendo realizado hoje. A partir de agora precisamos trabalhar todos juntos para garantir que a AM-010 também tenha o investimento necessário”, sugeriu.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto fez questão de se pronunciar sobre a homenagem. “Nelson era um sonhador que sonhava o que podia ser realidade. Ele pensava em transformar Manaus numa grande Veneza. A cabeça dele era prodigiosa. Me sinto muito emocionado em voltar para Itacoatiara e poder homenagear esse grande amigo”, declarou.

Fonte: Foco Amazônico 

Artigo anteriorZona Azul: Praticidade e modernidade para estacionar no Centro Histórico de Manaus
Próximo artigoIndustriário é preso em Manaus ao tentar fugir de blitz dirigindo bêbado