Um incêndio atingiu nesta quinta-feira, dia 29, um galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Até o momento, não há registro de vítimas. No local havia um acervo de pelo menos dois mil documentos e filmes de longas e curta-metragens armazenados.

O prédio em questão não é a sede principal da Cinemateca, que está localizada na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 11 viaturas foram enviadas para o local.

O incêndio teria começado com um curto-circuito do ar condicionado. A área atingida é de 300 a 400 metros quadrados e abrange duas salas de filmes e uma de acervo impresso do primeiro andar, com material das décadas de 1920 e 1940, segundo a capitã dos bombeiros Karina Paula Moreira.

A principal instituição de preservação do audiovisual do Brasil está no meio de um imbróglio envolvendo o governo federal que já se arrasta há anos. No ano passado, inclusive, o Ministério Público Federal em São Paulo apresentou uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca.

Artigo anteriorDefesa tenta de DJ Ivis tenta conseguir liberdade provisória, mas ministro do STF nega
Próximo artigoDupla de assaltantes são espancados pela população no bairro Nova Floresta, veja vídeos