MANAUS – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está com níveis críticos no estoque e está convocando doadores de sangue O+ e O-. A alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior têm demandado cada vez mais a presença de doadores no hemocentro para repor os estoques.

De acordo com a instituição, as chuvas e aumento nos casos de Influenza H3N2 são alguns dos motivos que vêm contribuindo para o não comparecimento dos doadores nas unidades da capital e interior.

“É importante manter o estoque seguro, uma vez que com as festas de fim ano e as férias, a necessidade de sangue tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causadas em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes”, destacou a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende.

Horário de funcionamento

Durante a vespera de Natal (24) e de Ano Novo (31), a coleta de sangue no Hemoam funcionará das 7h às 16h. Já nos dias 25 e 01/01, não haverá expediente.

Quem pode doar?

Para ser um doador é preciso estar saudável e bem alimentado, descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.

Por que doar?

O sangue é insubstituível, não pode ser produzido artificialmente. Doar sangue é muito simples e não afeta a saúde do doador.

A doação salva vidas, é um ato altruísta e voluntário que beneficia pessoas conhecidas e desconhecidas. A medicina e a ciência avançaram muito, mas ainda não foi encontrado substituto para o sangue humano. Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue só pode contar com a solidariedade de quem doa.

A doação beneficia ao doador, porque traz a nobre satisfação por ajudar ao próximo. É uma atitude de pleno exercício de cidadania e de exemplar responsabilidade social.

Artigo anteriorPESQUISA: Em ano de superação, David mantém alta aprovação dos manauaras
Próximo artigoDinossauro bebê perfeitamente preservado é descoberto enrolado dentro de ovo