Manaus – O 62º Festival Folclórico do Amazonas chegou ao fim na noite deste sábado, 23/6. Um público de 60 mil pessoas prestigiou as apresentações de mais de 70 grupos folclóricos durante 12 dias de festa. Pelo segundo ano consecutivo, o festival aconteceu no Anfiteatro do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste. 

Promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o Festival Folclórico do Amazonas apresentou a disputa dos grupos da categoria Bronze e Prata que contam com quadrilhas, cirandas, danças tradicionais, nordestinas, internacionais, garrote, cacetinho, tribos, boi-bumbá, entre outros de diferentes bairros de Manaus. Os grupos foram contemplados por meio do edital nº 02/2018, da Manauscult. 

Encerrando o festival se apresentaram neste sábado a quadrilha tradicional Unidos na Roça, a ciranda Rosas de Ouro, quadrilha tradicional Manto Azul, quadrilha cômica Vítor e Vitória, dança nordestina Cangaceiros do Juazeiro, quadrilha tradicional Unidos do Alvorada na Roça, garrote regional Esplendor, quadrilha tradicional Caipira Rastapé na Roça e, por fim, quadrilha cômica Fiapos na Roça.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a presença do público engrandece e dá a importância que cabe ao festival. 

“É maravilhoso ver a população prestigiando a cultura popular. Ver o público presente, conferindo esses guerreiros que chegam a ensaiar por seis meses, é emocionante. Fico feliz em poder tocar a ideia do prefeito Arthur Virgílio de trazer essa grande festa para a Ponta Negra. E claro, tudo isso só foi possível por conta da parceria com os grupos folclóricos”, avaliou Bernardo.

Além das danças, o 62º Festival Folclórico do Amazonas contou com a Rota dos Chefs comandando a feira gastronômica durante todos os dias do evento. No cardápio, além das comidas típicas, pratos gourmet e internacionais, com preços variando entre R$ 5 e R$ 15. 

A apuração da nota dos jurados deverá acontecer nesta segunda-feira, 25, às 14h, no Les Artistes Café Teatro, Centro, quando os vencedores serão conhecidos.

Artigo anteriorViatura da PM é destruída em incêndio na zona Norte de Manaus
Próximo artigoHomem morre atropelado em calçada de avenida em Manaus