Manaus – Alugar um imóvel pode ser a realização de um desejo antigo para um jovem, por exemplo, caso ele ainda more com os seus pais, além de outras situações, como quando alguém precisa mudar de apartamento porque o dono pediu o imóvel. Seja como for, alugar um imóvel é sempre algo que demanda bastante cuidado, pois muita gente acaba entrando em problemas por não se precaver. Ao começar a pesquisar imóveis para alugar em Manaus na sua região de interesse, é necessário entender aquilo que você quer e buscar as melhores opções. Nunca se deve alugar o primeiro lugar que se visita, visto que têm muita gente que assim o faz. Isso é um erro grotesco.

Com certeza, você já deve ter pensado nos prós e contras do aluguel direto com o proprietário, sendo que existe muita gente que é favor, em contrapartida de outra parcela que não poderia ser mais contra. Provavelmente você deve ter conhecidos e pessoas da família, que alugaram um imóvel sem intermediação alguma, caso possa faça uso dessas experiências a seu favor. Para quem vai alugar um apartamento diretamente com o proprietário, o ideal é ter ainda mais cuidado com a segurança, principalmente se você não tiver experiência com essas coisas. Sabemos que existem muitos vigaristas no mercado, prontos para se aproveitar de pessoas ingênuas.

Acompanhe abaixo algumas dicas para você que vai alugar um apartamento, fazer isso da forma mais segura possível.

Faça um contrato minucioso

Quando uma pessoa vai negociar o apartamento para alugar em Manaus que ela está almejando, é imperativo que ela faça um contrato de aluguel, pois será exatamente ele que protegerá os interesses do inquilino e do dono do imóvel. Normalmente, quem não faz um contrato, se arrepende, visto que todos os problemas que podem vir a ocorrer durante a vigência da estada da pessoa na casa, serão resolvidos mediante o que está escrito nas cláusulas do contrato. No caso de você estar fazendo a negociação diretamente com o dono do imóvel, é ainda mais crucial fazer um contrato, visto que não existirá mais ninguém para proteger os seus interesses.

O contrato deve trazer escrito todas as estipulações básicas de um acordo entre locador e locatário, como tempo de vigência do contrato, valor do aluguel, data de vencimento do mesmo, condições para qualquer reajuste pedido, taxas diversas que deverão ser pagas e por quem, dentre outras coisas. Além disso, é notável que o contrato deve colocar as atitudes que deverão ser tomadas por ambas as partes, quando algum contratempo ou problema no imóvel surgir. As diretrizes que deverão ser seguidas precisam ficar claras, assim como quem fica responsável pelo quê, por exemplo.

Contrate um profissional

Alugar um apartamento é uma atividade burocrática, que não é todo mundo que está pronto para realizar. Muita gente se enrola e acaba fazendo besteira, o que atrapalha muito a saúde da operação em si. É preciso ser muito responsável e sincero consigo mesmo, não tente fazer algo que você sabe que não será capaz de fazer. Por isso, se você puder contratar um corretor e ir numa imobiliária, isso seria o ideal. Ele estudou, se preparou, provavelmente já tem bastante experiência no mercado, e tudo isso fará com que ele te ajude a fazer a negociação com o máximo de segurança.

Para aquelas pessoas que realmente não querem envolver nenhum desses profissionais na transação, o interessante seria pelo menos se contratassem um advogado. Ele será alguém que não deixará que passe nenhuma informação importante no contrato, além de fazer com que os seus direitos como inquilino sejam respeitados. Lembrando que questões como quem irá pagar o IPTU e os consertos do imóvel, devem ser regiamente registrados para que não haja nenhuma dúvida no futuro. Contratar um advogado te garante uma enorme segurança, especialmente se você é quem está conduzindo a negociação sozinho.

Privilegie uma boa vistoria

Todo contrato deve trazer consigo um laudo da vistoria que foi realizada no imóvel em questão. Muitas pessoas não se preocupam com esse ponto, e por isso acabam por não saber como realmente está a situação do apartamento que está sendo alugado. A vistoria serve tanto para o inquilino comprovar o estado em que encontrou o imóvel, se resguardando assim de alguma possível acusação infundada, como para o dono do lugar provar que houve danos durante a estada do locatário. Por essas e outras, é preciso que antes de assinar o contrato, uma bela vistoria seja feita, para assim proteger os direitos de ambos os lados.

Normalmente, a vistoria é feita por um profissional habilitado, que irá ver como está toda a situação do imóvel. No caso da negociação em questão for direta com o proprietário, seria interessante que ambas as partes participassem da vistoria, fazendo sempre considerações finais acerca do que virem ali, colocando o que for acordado no texto do contrato. Aproveite toda a tecnologia que temos ao nosso dispor hoje em dia, fazendo fotos e vídeos minuciosos do imóvel, documentando assim a situação real em que ele se encontrava na época da mudança.

Pesquise sobre o condomínio

Para aquelas pessoas que irão morar em apartamento e o prédio possui taxa de condomínio, obrigações específicas para os moradores, é preciso fazer essa pesquisa sobre como é morar ali. Afinal, o valor pago não é acordado com o dono do imóvel, e sim coletivamente nas reuniões de moradores, por exemplo. Pense que determinados itens que ficarem fora do contrato de locação, podem no futuro dar uma tremenda dor de cabeça para você. Por isso, conheça bem o condomínio que irá morar bem antes da mudança.

 

Artigo anteriorWilson formaliza cooperação que triplica atendimentos da Policlínica Gilberto Mestrinho
Próximo artigoReino Unido é o primeiro país a aprovar uso da vacina da Pfizer/BioNTech