
Nesta quarta-feira (13), a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, pediu mais responsabilidade no uso de aviões da Presidência. Em entrevista à CNN Brasil, ela classificou como “irresponsável” o transporte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do México ao Brasil em uma aeronave com problemas.
— Estamos sendo irresponsáveis com a vida do presidente da República. Não é apenas o presidente Lula, mas o cargo que ele ocupa — afirmou Janja.
Ela reforçou a necessidade de maior atenção:
— Precisamos ter mais responsabilidade com o cargo, especialmente ao colocar o presidente em uma aeronave com tantos problemas.
O incidente ocorreu em 1º de outubro, quando a aeronave presidencial, transportando Lula, Janja, ministros e parlamentares, sobrevoou por quase cinco horas a Cidade do México. A comitiva participava da posse de Claudia Sheinbaum, e o avião precisou gastar combustível para pousar em segurança. Após o pouso de emergência, o grupo trocou de aeronave para seguir ao Brasil.
O episódio gerou grande irritação em Lula, que criticou a conectividade instável da aeronave e reacendeu o debate sobre a aquisição de um novo avião presidencial.


