Mundo – O senador republicano Marco Rubio anunciou nesta terça-feira (13) um projeto bipartidário para banir a rede social chinesa TikTok nos Estados Unidos.

A ação aumenta a pressão sobre a Bytedance, dona da plataforma de vídeos, em meio a temores dos EUA de que o app possa ser usado para espionar ou censurar norte-americanos. A suspeita foi levantada ainda no governo de Donald Trump, que já queria proibir o app de ser baixado.

A legislação bloquearia todas as transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia ou sob influência delas, afirmou o gabinete de Marco Rubio em comunicado.

Um projeto de lei complementar na Câmara dos Deputados dos EUA é patrocinado pelo congressista republicano Mike Gallagher e pelo democrata Raja Krishnamoorthi.

Em uma audiência no mês passado, o diretor do FBI, Chris Wray, disse que as operações do TikTok nos EUA levantam preocupações de segurança nacional, sinalizando o risco de que o governo chinês possa aproveitá-lo para influenciar os usuários ou controlar seus dispositivos.

Alabama e Utah se juntaram na segunda-feira a outros estados dos EUA para proibir o uso do TikTok em dispositivos do governo estadual.

“É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido promover, de forma política, a proibição, que não fará nada para reforçar a segurança nacional dos EUA”, disse um porta-voz do TikTok.

Em 2020, o então presidente Donald Trump tentou impedir que novos usuários baixassem o TikTok e planejava banir as operações do aplicativo, mas perdeu uma série de batalhas judiciais sobre a medida.

Fonte: G1

Artigo anteriorLula diz que vai acabar com as privatizações de empresas estatais no Brasil
Próximo artigoMãe de Paulo Gustavo diz: “Parece que ele sabia que ia acontecer”