
Nesta quinta-feira (16), membros do Congresso dos Estados Unidos criticaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para liberar seu passaporte e permitir sua ida à posse de Donald Trump. O Partido Republicano, por meio do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, destacou nas redes sociais que Bolsonaro é um “patriota” e um “amigo da América”.
– Jair Bolsonaro é um amigo da América e um patriota. Ele deve receber permissão para comparecer à posse do presidente Donald Trump – afirmou o Comitê.
Ao justificar a negativa, Moraes apontou que Bolsonaro continua dando sinais de uma possível tentativa de deixar o Brasil para evitar eventual prisão. O ministro seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, que argumentou não haver interesse público na viagem, uma vez que o ex-presidente “não desempenha função que justifique sua presença como representante oficial do Brasil na cerimônia nos Estados Unidos”.