Amazonas – Dentre os frutos que tem origem em terras brasileiras, com certeza a pupunha está entre que mais trazem benefícios ao corpo. Fruto de uma árvore nativa da região Amazônica, chamada de pupunheira, a pupunha é rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

Trata-se de uma espécie de palmito, sendo por isso também chamada de palmito de pupunha, que possui um alto valor energético e nutricional, podendo substituir o palmito comum (juçara) e o açaí, outros alimentos provenientes da região norte do país. Com cachos coloridos em verde, vermelho e amarelo, o fruto pode ser encontrado facilmente à venda nessa localidade, onde é consumido amplamente pela população. Confira seus benefícios:

 

Previne doenças degenerativas

 

Este, talvez, seja um dos principais efeitos positivos da pupunha no nosso organismo. Como dissemos nos parágrafos anteriores, o fruto possui cores bem vivas, que variam entre o verde, amarelo e vermelho. Mas engana-se quem pensa que se trata apenas de uma coloração!

As suas cores se devem à alta concentração de carotenoides, substâncias tidas como excelentes fontes de antioxidantes, que estão diretamente ligadas à prevenção de doenças degenerativas.

Além disso, essas mesmas substâncias são essenciais para realizar a síntese de vitamina A, sendo por isso também de pró-vitamina A, o que faz da pupunha uma das mais ricas dentro da biodiversidade brasileira.

 

Combate o envelhecimento precoce

Como você já sabe até aqui, a pupunha é rica em propriedades antioxidantes, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células e, portanto, deixar a pele mais jovem e firme.

Da mesma forma que ela previne as doenças degenerativas por conta da presença dos carotenoides, que facilitam a síntese de vitamina A no organismo, para quem não sabe, essa vitamina também é essencial por sua ação anti-envelhecimento.

Portanto, ao inserir a pupunha na sua alimentação diária, é possível manter uma pele mais saudável, jovem, firme e bonita por muito mais tempo.

 

Melhora a digestão

Por ser rica em fibras alimentares e pobre em gorduras, da mesma forma que os demais vegetais encontrados na nossa cadeia alimentar, a pupunha também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações e distúrbios estomacais, por exemplo.

 

Faz bem para os olhos

Ainda por causa da presença da vitamina A em sua composição, a pupunha também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e a doença degenerativa macular, muito comuns em idosos.

 

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina A presente na pupunha favorece de igual forma o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra os mais variados tipos de doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos, como é o caso de gripes e resfriados.

 

Auxilia no desenvolvimento ósseo

Os nossos ossos também são grandes beneficiados da vitamina A presente na pupunha. Ao consumir o alimento regularmente, é possível deixá-los mais fortes e resistentes à fraturas, além de prevenir a temida osteoporose.

 

Como consumir a pupunha?


A pupunha ou palmito de pupunha pode ser consumida das mais variadas formas, pois seu uso culinário é bem diversificado. Se você quiser aprender, pode ver o nosso post e aprender detalhadamente as melhores maneiras de consumir a pupunha.

A princípio, depois de comprar o fruto, você pode colocá-lo em água fervente para que as “linhas” presas nos cachos se soltem sozinhas por conta do calor. Depois, é só comer.

Geralmente, a população do norte do país consome a pupunha como refeição no café da manhã ou lanche da tarde, em substituição ao pão e sempre acompanhada de um bom café preto. Ainda, tem gente que prefere saborear o gosto exótico e único do fruto logo que sai da panela, já que sua casca é facilmente removida pelos dentes.

Ou, se a intenção for preparar receitas à base dela, a dica é apostar na fabricação de farinha, que é usada para fazer o pão que mencionamos anteriormente, ou bolos. A sua polpa pode ser usada para fabricar vinhos, doces e sorvetes ou até mesmo como ração animal.

Já o líquido proveniente do fruto, que escorre facilmente com o seu manuseio, pode ser convertido em um azeite, semelhante ao de oliva, ideal para refogar alimentos e banhar saladas.

 

Onde comprar?

Infelizmente, a pupunha não é um fruto facilmente encontrado em qualquer supermercado ou região do país. Como dissemos, ela é originária da região Amazônica e, por isso, o seu consumo e venda é mais comum na região Norte do país. No entanto, se você quer se beneficiar dos efeitos do fruto, pode tentar encontrá-la em feiras e mercados de produtos naturais, inclusive pela internet.

Artigo anteriorOrganização Mundial de Saúde compara pandemia de Covid-19 à “gripe espanhola”
Próximo artigoAmazonas recebe doação de 24 mil litros de álcool em gel e cem mil máscaras