Desde a criação do Selo Casa Azul + Caixa, em 2009, diversas empresas no Brasil cadastraram projetos de empreendimentos para obter a certificação. Atualmente, 55 pessoas jurídicas receberam o selo que possui quatro níveis de excelência. A RD Engenharia com o Residencial Predilleto Ponta Negra conquistou o selo ouro, o primeiro da região Norte.

Obter o Selo Casa Azul + Caixa, que foi o primeiro sistema de certificação de sustentabilidade desenvolvido para a realidade da construção habitacional brasileira, não é tarefa fácil. Os interessados devem atender a critérios determinados pela Caixa Econômica Federal como: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais.

Residencial Predilleto Ponta Negra

A RD Engenharia obteve a certificação por meio da obra que está em plena execução no condomínio que conta com 448 unidades habitacionais, e fica localizado no bairro Ponta Negra – zona oeste de Manaus, próximo de supermercados, colégios e quartéis. Com o Predilleto, a construtora amazonense obteve 87 pontos nos 49 critérios de avaliação.

O empreendimento, dividido em sete torres, conta com apartamentos de 2 e 3 quartos, e cada torre possui 8 andares. O residencial conta ainda com uma ampla área de lazer com piscinas adulto e infantil, salão de festas, espaço mulher e SPA, academia, sala de estudos, espaço kids, sala de jogos, quadra poliesportiva e churrasqueiras.

Dentre os diferenciais no quesito modernidade estão: medidor de água individualizado; sensor de presença para iluminação na entrada dos blocos; iluminação de LED nas áreas comuns; Wi-fi nas áreas comuns; tomadas USB; portas de entrada com senha nas unidades de área privativa; gerador 100%; sensor de presença nos halls; portão automático de acesso aos veículos; além de painéis de energia solar.

Entre os itens ainda que a construção atendeu destacam-se o paisagismo nas áreas interna e externa, local para coleta seletiva de resíduos, vedações para garantir o bom desempenho térmico, disposição de economizadores de água nas áreas comuns, gestão de resíduos de construção e demolição, adoção de sistema de descarga com economizadores.

“Apresentamos o projeto e recebemos no canteiro de obras a visita dos técnicos da Caixa Econômica Federal, que verificaram se o descrito na planta havia sido executado. Como a RD segue um rígido protocolo operacional, foi possível atender aos pré-requisitos com tranquilidade e com um diferencial”, comemorou o CEO da empresa, Romero Reis.

Certificações

No Norte do país apenas a RD Engenharia detém o nível ouro. Outra empresa do Tocantins obteve a prata. Nas regiões do país, o Sudeste conta com 18 empresas certificadas; o Nordeste, com 17; o Sul com 13; o Centro-oeste com 5 e o Norte com 2.

Todos os que obtiveram o Selo Casa Azul + Caixa atenderam plenamente a 15 critérios obrigatórios. Dependendo da pontuação receberam o Selo Bronze, Prata ou Ouro. Para a obtenção do Selo Diamante, devem ser atendidos ainda 7 critérios obrigatórios adicionais.

Dentre as vantagens da certificação para as empresas do mercado imobiliário estão o fortalecimento da imagem assim como a redução da taxa de juros de 0,25% do financiamento à produção, via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Os clientes, que adquirem unidades habitacionais de empresas certificadas pela Caixa Econômica ganham melhor qualidade de vida, conforto ambiental e redução de despesas mensais, condições especiais para o financiamento da unidade vinculada a empreendimentos certificados no SBPE.

Artigo anteriorEm operação contra desmatamento, Batalhão Ambiental apreende maior carga de madeira ilegal neste ano no AM
Próximo artigoAmazonas terá banco de DNA de familiares de pessoas desaparecidas