Brasil – Pesquisa de intenção de compra na Black Friday de 2023 realizada pela PiniOn a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostrou que 57,5% dos entrevistados que pretendem fazer compras na data promocional planejam gastar acima de R$ 400. Além disso, 45,3% disseram que vão gastar mais do que em 2022.

Contudo, em comparação com os resultados do ano passado, menos pessoas manifestaram intenção de compra. A porcentagem de entrevistados que não tem intenção de consumir também diminuiu, enquanto o número de indecisos aumentou.

Do total, 38,2% pretendem fazer compras na data promocional a partir de 24 de novembro. Já 35,7% responderam que não têm intenção de consumir, enquanto 26,1% estão indecisos.

Entre os motivos para comprar, a pesquisa revelou que:

22,2% vão antecipar compras para o Natal;
46,2% têm interesse em adquirir itens que estejam precisando e
53,2% deseja comprar para aproveitar as grandes promoções e descontos oferecidos somente nesta data.

“Esses resultados parecem indicar que, a exemplo do que ocorreu nos últimos 2 anos, não haverá ‘canibalização’ das compras de Natal, gerando perspectiva de maior crescimento das vendas do varejo, tanto em novembro, como em dezembro”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do IGV/ACSP (Instituto Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo).

Sobre o aumento do ticket médio, Ruiz de Gamboa aponta que “em relação ao ano passado, aumentou o número de entrevistados com intenção de gastar mais durante a Black Friday, além de ser maior a faixa de despesa pretendida, o que poderia ser explicado pelo avanço da ocupação e da renda e pela maior confiança do consumidor”.

A pesquisa também apontou que a maioria das compras seria realizada em grandes redes do varejo (57,4%), e remotamente, pelo computador, celular ou tablet (54,0%), como tem sido frequente na Black Friday.

Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados, assim como a forma de pagamento preferida. Vale recordar que mais de uma opção pode ser escolhida por cada um dos consultados.

Fonte: Poder 360

Artigo anteriorLula defende Flávio Dino: “Jamais encontrou mulher de líder de facção”
Próximo artigoSupertempestade solar em 2024 pode desativar internet por meses