This undated photo released by North Korea's official Korean Central News Agency (KCNA) on September 6, 2022 shows North Korean leader Kim Jong Un attending a meeting of reviewing the state's disaster prevention work in Pyongyang. (Photo by KCNA VIA KNS / AFP) / - South Korea OUT / ---EDITORS NOTE--- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO/KCNA VIA KNS" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS THIS PICTURE WAS MADE AVAILABLE BY A THIRD PARTY. AFP CAN NOT INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, LOCATION, DATE AND CONTENT OF THIS IMAGE. /

Mundo – A Coreia do Norte afirmou que a tensão com os Estados Unidos e a Coreia do Sul chegou a uma “linha vermelha extrema”, e ameaçou responder aos recentes exercícios militares na região com “força nuclear esmagadora”.

O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang, divulgado na agência estatal KCNA na quarta-feira (1º/2), acontece um dia após a visita do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a Seul.

Na ocasião, os países aliados reafirmaram o compromisso de “deter e responder às ameaças nucleares” da península liderada por Kim Jong Un. Em nota conjunta, Lloyd Austin e Lee Jong-Sup, ministro da Defesa da Coreia do Sul, ainda anunciaram a expansão de exercícios militares conjuntos, prometendo realizar uma “demonstração de fogos” em grande escala ainda em 2023.

Segundo o comunicado norte-coreano, o atual cenário é perigoso e pode resultar na transformação da Coreia do Norte em “um enorme arsenal de guerra e uma zona de guerra mais crítica”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang disse ainda que o país não está interessado em um diálogo com os Estados Unidos por causa da “política hostil” contra a península, alvo de sanções há décadas.

A nova ameaça de conflito nuclear acontece após um ano marcado pela tensão militar na região. Em dezembro de 2022, Kim Jong Un anunciou o aumento do arsenal nuclear do país, enquanto Estados Unidos e Coreia do Sul aumentavam os exercícios e treinamentos conjuntos.

Via: Metrópoles

Artigo anteriorBolsonarista Daniel Silveira é preso um dia após ficar sem mandato de deputado
Próximo artigoO dia em que Glória Maria fumou um cachimbo de maconha durante reportagem