A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) celebrou, na manhã desta terça-feira (15/12), os 15 anos do projeto Cozinha Popular situado na alameda Rio Negro, esquina com a rua Amazonas, Rio Piorini, zona norte. Houve um momento de interação, divertimento e confraternização do corpo técnico da Seas com os usuários que foram contemplados com brindes e um lanche especial.

As comemorações prosseguem nesta quarta-feira (16/12) na Cozinha do Parque São Pedro (zona oeste) e na quinta-feira (17/12) no Alfredo Nascimento (zona norte). O projeto Cozinha Popular, patrocinado pelo Governo do Amazonas, sob a coordenação da Seas, faz parte do Projeto de Garantia do Direito à Alimentação, voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira.

Neste ano, as três cozinhas populares mantidas pelo Governo do Amazonas serviram 741.941 litros de sopa para um total de 567.298 pessoas com cardápios variados. O produto é elaborado com o acompanhamento de profissionais nutricionistas a custo zero.

Sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gerência de Ações Descentralizadas Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan), as sopas servidas gratuitamente nas cozinhas populares são de sabores são variados: de carne com verduras e legumes; carne, calabresa, verduras e legumes; carne, mocotó, verduras e legumes; de feijão, bucho, verduras e legumes. Os cardápios são acompanhados por nutricionistas.

A supervisora da Cozinha Popular Rio Piorini, Fabricia Gomes, disse que a média de atendimento diário gira em torno de 840 pessoas, cadastradas previamente, cujo público-alvo são pessoas de baixa renda, moradores de rua, desempregados e invasores. A senhas são distribuídas a partir das 9h; as sopas são servidas a partir do meio-dia, estendendo-se até as 14h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, são servidas das 11h às 13h.

Cozinhas Populares

  • Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante, esquina com rua 2
  • Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro, esquina com a rua Amazonas, Novo Israel
  • Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga rua Plácido – Invasão da Carbrás)
Artigo anteriorRegistros de importunação sexual caem 12,6% em Manaus
Próximo artigoEm conversa com Pazuello, Wilson Lima pede prazo mais curto para entrega de vacina ao AM