SÃO PAULO – O pequeno Gladson Garcia Silva, de 8 anos, teve alta médica no último dia 10 após receber um coração novo. O transplante foi um dos pedidos que a criança fez no começo de dezembro do ano passado ao escrever uma carta para o Papai Noel.

Segundo a mãe da criança, Ana Camila da Silva, de 31 anos, no dia 11 de dezembro a família recebeu uma ligação do cardiologista Gustavo Foronda, do Hospital Albert Einstein. “Estou te ligando para te dar uma boa notícia, consegui um coração para o seu filho”.

No mesmo dia, Gladson que sofria de uma miocardiopatia, recebeu um novo coração – o primeiro transplante cardíaco infantil realizado pelo hospital em que ele estava internado. O procedimento foi feito por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde.

Diagnóstico

Conforme a mãe da criança, o filho foi diagnosticado com a doença dois meses antes da cirurgia. “Descobri da pior forma possível, meu filho podia ter morrido dentro de casa”, contou Ana Camila. A mulher explicou que Gladson começou a ter vômitos e dor de barriga que não passavam.

Em outubro, ela o levou para uma unidade de saúde de São Mateus (ES), onde a família mora. Após passar por exames e ser transferido para um hospital de Vitória (ES), os médicos informaram que a criança tinha miocardiopatia, uma condição na qual o coração desenvolve um tamanho maior do que o comum para a idade.

No mês seguinte, o menino foi transferido de UTI móvel de Vitória para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e ficou à espera de um novo órgão. Segundo o cardiologista Gustavo Foronda, a maior dificuldade do transplante cardíaco infantil é conseguir um doador compatível.

Apesar de ter recebido alta, Gladson ainda deve passar por acompanhamento médico semanal. Por conta disso, mãe e filho ainda não têm data para voltar para o Espírito Santo. Além de Gladson, Ana Camila tem outros três filhos menores que estão com o pai e a avó.

“Agora ele está doidinho para andar por São Paulo inteiro, quer ir no zoológico, quer ir ao shopping. Passear mesmo, quer ir à praia. E quer muito ver os irmãos”, contou a mãe.

Artigo anteriorTurbina de avião com cantor Bruno estoura e causa pouso de emergência
Próximo artigoOperação Poseidon: polícia prende quatro suspeitos de chefiar organização criminosa em Coari