Pela primeira vez, a capital amazonense terá uma formação em arte circense. A iniciativa pioneira oferece aulas de acrobacia de solo, acrobacia aérea, malabares, clown e dança. A formação tem como principal objetivo capacitar pessoas para se tornarem novas potencias para atuarem na indústria criativa por meio das artes do circo. O curso gratuito é oferecido pelo Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro.

As inscrições para participar da turma inicial começam nesta segunda-feira (12) e seguem até quinta-feira (15). As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h, no Centro de Convenções de Manaus, conhecido como Sambódromo, situado no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus. A primeira turma iniciará a formação no dia 19 de setembro, com aulas até 30 de novembro.

A formação contará com professores que são referências das artes circenses na capital amazonense. Os docentes são: Ayla Tayna, Jean Winder, Jean Palladino, Oziel Oliveira e Fernanda Bezerra.

Para se inscrever no Curso de Formação em Artes Circenses é necessário comparecer no Sambódromo de Manaus, Bloco F, no setor Secretaria Escolar, entre os dias 12 e 15 deste mês, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O curso tem como público-alvo artistas e simpatizantes da área.

Os documentos necessários para participar são: cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; cópia do comprovante de escolaridade ou declaração escolar e foto 3×4. No caso de pessoas com idade abaixo dos 18 anos, também é necessário a cópia do RG e CPF do responsável.

FORMAÇÃO PIONEIRA – O curso é uma iniciativa do artista circense e produtor cultural Jean Winder, de 29 anos, formado pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. O artista amazonense sentiu falta de uma formação em circo na cidade natal e propôs uma formação para desenvolver as artes do circo na capital amazonense.

‘Esse curso de formação em artifícios e o diferencial dele é que ele é inédito. Antes, as pessoas que se interessavam em fazer uma formação em arte circense ou investir na área tinham que sair da cidade de Manaus, outros tiveram que esperar e fazer um curso livre, mas, ainda assim, não era um curso de formação, ou seja, não era um curso formal. Então, esse curso é um curso formal, ele é um curso completo no padrão das escolas de formação circense do mundo. Ele se iguala por promover uma estrutura pedagógica para as artes do circo e ainda tem o nível de conhecimento altíssimo por conta do nível de formação dos instrutores, pessoas que saíram de Manaus na busca de conhecimento e se formaram na área. Esses profissionais irão compartilhar seus conhecimentos e fazer esse curso acontecer com qualidade aqui em Manaus’, destaca Jean.

Com informações EM TEMPO

Artigo anteriorRei Charles III é oficialmente proclamado monarca após a morte de Elizabeth II
Próximo artigoSupremo Tribunal Federal: congresso vai analisar projeto de aumento do salário dos ministros