A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, apontou que a recente alta do dólar foi impulsionada por uma onda de desinformação nas redes sociais. Segundo ela, um perfil falso teria disseminado informações erradas, afetando o mercado financeiro e alterando o comportamento dos investidores. Na terça-feira (17), a moeda americana atingiu R$ 6,20.

“Recebi mensagens de diretores do Banco Central sobre uma fake news circulando, que foi enviada a gestores do BC. Eles perguntaram se aquilo era verdade”, revelou Daniela ao vivo.

Ela explicou que o perfil que espalhou as mentiras se apresenta como um canal de notícias sobre geopolítica, economia e política, feito por brasileiros expatriados, alegando não ter censura. Porém, o perfil teria publicado falsidades atribuídas a Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central.

Entre as falsas declarações estavam afirmações sobre a “salvaguarda da moeda dos BRICS” e a “meta de reduzir o dólar para um valor específico”. “Esse perfil de fake news fez uma série de postagens que estão sendo compartilhadas por operadores do mercado financeiro”, completou Daniela Lima.

Artigo anteriorFifa The Best: Menino Gui, torcedor do Vasco, é eleito Torcedor do Ano
Próximo artigoSTJ encerra processos da Lava Jato contra ex-ministro José Dirceu