Quase no final da noite deste domingo, dia 26, a coligação Renova Amazonas (Podemos, PMN, PMB, PSB, Pros e PT) entrou com pedido de liminar em mandado de segurança ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para derrubar a decisão monocrática do juiz eleitoral Marco Antônio Costa, que no último dia 23 acatou pedido da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para retirar o partido da aliança de apoio à candidatura de David Almeida (PSB) ao Governo do Estado.

David e sua coligação alegam que a decisão isolada do juiz eleitoral ao deferir o registro do Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) da aliança, mas retirando o PT, é indevida e ilegal.

Também contestam que o magistrado tenha tomado essa decisão sem apreciar a única impugnação feita à aliança de David com os petistas, que foi apresentada pela nova coligação formada por Gleisi, “O povo feliz de novo”, com o PCdoB da senadora Vanessa Grazziotin, apresentando a ex-vereador Lúcia Antony (PT) como candidata a governadora.

Impugnação ignorada

“… a única impugnação foi oferecida pela Coligação “O POVO FELIZ DE NOVO” e Partido Comunistas do Brasil (PCdoB), que perdeu seu objeto em razão da decisão por mim proferida … No mais, o processo está devidamente instruído, foram juntadas as Atas de todos os Partidos integrantes da Coligação, de modo que defiro o pedido, excluindo da Coligação o Partido dos Trabalhadores (PT).”, escreveu Marco Antônio Costa.

Contra isso, pedem que a decisão seja cassada e o assunto levado imediatamente ao plenário do TRE para apreciação do Drap e a manutenção da aliança PSB-PT e os demais parceiros da candidatura.

Preocupação com tempo de TV

Alerta a defesa de David que é preciso que haja uma definição urgente, uma vez que restam poucas sessões ordinárias (seriam três, nos dias 27, 28 e 29) do colegiado do TRE antes do início da propaganda eleitoral, no próximo dia 31.

A preocupação aí da aliança é que a coligação seja prejudicada com a retirada do tempo de propaganda que o PT proporciona à campanha de David.

Fonte: BNC

Artigo anteriorPai bêbado fere filho com golpe de enxada após briga com esposa no Jorge Teixeira
Próximo artigoWillace Souza ressalta o carinho que seu pai tinha na Zona Leste