O prefeito de Manaus David Almeida participou, na manhã desta segunda-feira, 11/1, da apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas. O evento aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, e contou com a presença do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e do governador do Amazonas, Wilson Lima.

O objetivo do Ministério da Saúde é reforçar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) frente ao cenário epidemiológico de Manaus. Entre as ações da pasta, estão a reorganização do atendimento nos postos de saúde e hospitais, o recrutamento de profissionais de saúde e a abertura de leitos de UTI, além do envio de equipamentos, insumos e medicamentos, que possam ajudar a cidade no enfrentamento da pandemia.

Durante a reunião, o prefeito David Almeida salientou a importância do combate preventivo à Covid-19 e a necessidade da população buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) logo após o surgimento dos primeiros sintomas do vírus.

“Aos primeiros sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde, não espere sentir falta de ar. Na UBS, o paciente vai ter a orientação necessária, o tratamento com os medicamentos que a prefeitura e o Ministério da Saúde vão disponibilizar para que possamos tratar a doença no seu início”, afirmou o prefeito.

O prefeito David Almeida citou ainda a importância do trabalho integrado que vem ocorrendo entre os governos federal, estadual e municipal na tentativa de minimizar os danos causados pela pandemia.”Precisamos cuidar das pessoas, salvar vidas e aqui se faz um esforço, uma parceria nos três níveis de governo. Vamos juntos nessa luta contra o inimigo invisível. Vamos vencer mais essa batalha, vamos vencer essa guerra”, concluiu.

Data da vacinação

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, destacou que o governo federal trabalha com três períodos para iniciar a vacinação no Brasil, porém, depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para distribuir os lotes aos Estados.

O 1º período seria até o dia 20 de janeiro. O 2º entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro, e o 3º entre o dia 10 de fevereiro e início de março.

“Começaremos num desses três períodos. Temos seis milhões de vacinas já compradas pelo governo federal. Então, quando essa análise for concluída pela Anvisa, nós começamos a vacinar. Todos os Estados receberão simultaneamente a vacina”, informou Pazuello.

Ações

Para ajudar a frear a circulação do vírus em Manaus e evitar que mais pacientes tenham seus estados agravados, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus vem intensificando, desde o dia 2 de janeiro, as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na cidade.

Uma das primeiras medidas foi destinar três Unidades Básicas de Saúde Móveis para o atendimento às pessoas que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social.

Além delas, a Semsa destinou outras 17 UBSs, que funcionam em horário diferenciado, mais a clínica da família Carmen Nicolau, para atendimento exclusivo dessa demanda. Outro reforço começa nesta terça-feira, 12/1, com a abertura de uma extensão da UBS Nilton Lins, cujo espaço será específico para o tratamento de pacientes com suspeita de Covid-19 e outras síndromes gripais.

Os esforços da administração municipal incluem, ainda, o alinhamento, pelo prefeito David Almeida, para a disponibilização da vacina contra a doença, a fim de imunizar a população o quanto antes.

O prefeito também decretou estado de emergência por 180 dias por conta do avanço da Covid-19 na cidade. O decreto autoriza, entre outras medidas, a contratação temporária de pessoal, de serviços e aquisição de bens e materiais.

Para oferecer respostas mais rápidas e eficientes, a Semsa também instalou no último dia 7, um Gabinete de Crise, para o monitoramento diário de ações e estratégias de enfrentamento à Covid-19, criado a partir de um modelo de gestão compartilhado pelo hospital Sírio-Libanês.

Estado e governo federal

Na última semana, o Ministério da Saúde providenciou o envio de 131 ventiladores pulmonares para o Amazonas – 78 apenas para Manaus. Além disso, desde sexta-feira (8/1), o Ministério da Defesa está providenciando o transporte de 1.500 cilindros de oxigênio para o município.

Entre as ações de enfrentamento da doença já em andamento pelo governo do Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) passou a disponibilizar 1.166 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus na rede pública, desde novembro do ano passado. A pasta tem colocado em prática as ações do Plano de Contingência, para o enfrentamento da doença como a ampliação de leitos exclusivos, aquisição de oxigênio e a requisição do hospital Nilton Lins, com previsão de reabertura para os próximos dias.

Artigo anteriorWilson Lima apresenta estrutura do Hospital Nilton Lins ao Ministro da Saúde
Próximo artigoBanco do Brasil vai fechar 361 unidades e demitir até 5 mil pessoas