Moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba receberam neste sábado (20), às 14h25, mensagens de teste do sistema Defesa Civil Alerta. A expectativa era que o envio ocorresse “a partir das 14h”, conforme informado pelo governo do Estado, ou às 14h10, segundo a Prefeitura de Manaus. O desencontro de horários fez com que muitos usuários fossem surpreendidos, gerando comentários e repercussão nas redes sociais.

O alerta sonoro interrompeu almoços e até o descanso de quem aproveitava a tarde para dormir. A designer Rebecca Mota relatou o susto:

“A gente ficou aterrorizada aqui com a mensagem… na hora do almoço, aí toca o alarme de todo mundo, a gente se olhou e ficou: o que aconteceu? Aí a gente foi ler que era um alerta da Defesa Civil, agora pra que, né?”, contou.

O sistema, criado pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações, emite mensagens de texto e sinais sonoros para alertar sobre desastres naturais, como enchentes, vendavais, alagamentos e deslizamentos. O serviço é gratuito, não exige cadastro e funciona mesmo com o celular no modo silencioso, desde que haja cobertura móvel e compatibilidade com redes 4G ou 5G.

A iniciativa integra os testes para a implantação oficial do sistema em Manaus, em colaboração com o governo federal, alcançando 28 cidades de sete estados. Os disparos são realizados pelas defesas civis estaduais após autorização do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que neste sábado acompanhava o processo do Amapá.

Além do Defesa Civil Alerta, continuam ativos outros canais de comunicação de risco, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

Artigo anteriorPresidente Roberto Cidade reforça compromisso com inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Próximo artigoGovernador Wilson Lima vistoria envio de Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 30 mil moradores em São Gabriel da Cachoeira