Além de ser referência para pacientes com novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Delphina Aziz iniciou o atendimento gradual da nova carta de serviços, no dia 15 de outubro, e tem como meta beneficiar cerca de 101,5 mil pessoas por mês quando a pandemia estiver estabilizada. A gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) elaborou um plano de ação para reforçar o sistema de saúde com a oferta de consultas, exames e cirurgias por agendamento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

O plano de ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, que tem o Hospital Delphina Aziz como unidade estratégica para a redução de filas da saúde, que devem ser realizadas gradualmente em 2020 e ao longo dos próximos anos, de acordo com o que explicou o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo.

“Conforme a pandemia for nos permitindo, vamos ampliando os serviços naquela unidade, nós já começamos com serviços de apoio diagnóstico, nós estamos fazendo exames. O parque de imagens está sendo usado pela população já de forma regulada e nós também abrimos a estrutura de fisioterapia para a população, principalmente, para aquele paciente que ficou com sequelas de covid e precisa de uma fisioterapia”, explicou.

Especialidades – O plano possibilita a oferta de 69 especialidades divididas entre consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de avaliações cirúrgicas e procedimentos, tendo como meta, em 12 meses, 1,2 milhão de agendamentos.

Desde que foi inaugurado, em 2014, essa será a primeira vez que a unidade disponibiliza todos os serviços.

No Hospital Delphina Aziz, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), os atendimentos custarão, em média, aproximadamente R$ 150 reais por paciente, totalizando o valor de R$ 15,2 milhões mensais, com o oferecimento de atendimentos com equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados. O valor do contrato é o mesmo do quarto termo aditivo, quando o hospital funcionava exclusivamente para atendimento de pacientes com covid-19.

“O quarto termo previa somente covid. Então, leito covid UTI é um leito mais caro do ponto de vista operacional. Quando nós redistribuímos, em novos serviços, uma carta de serviço diferente para o Delphina, a gente consegue otimizar. Vale lembrar que a OS (Organização Social) queria valores maiores e nós negociamos a ponto de redução do valor hoje e ampliando os serviços”, disse o secretário de Saúde.

Segundo Marcellus Campêlo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a pedido da SES-AM, está trabalhando junto à secretaria, auditando e orientando os servidores sobre a padronização do processo de fiscalização para estabelecer mais transparência nos contratos da administradora.

“Inclusive o TCE, em parceria conosco, está estabelecendo procedimentos para deixar um legado para que a Comissão de Fiscalização do Delphina consiga ter uma padronização de fiscalização e assim, consiga máxima transparência nesse item”, afirmou.

Desde que foi inaugurado, em 2014, essa é a primeira vez que a unidade disponibiliza todos os serviços. Caso não haja o cumprimento de metas operacionais, há uma penalização financeira.

Artigo anteriorDavid quer zerar fila de espera na rede municipal de saúde
Próximo artigoArthur Neto antecipa salário para dois dias antes do primeiro turno das Eleições 2020