Na manhã desta quarta-feira (17), uma densa camada de fumaça cobriu o bairro Cidade de Deus, na zona leste de Manaus, comprometendo a qualidade do ar na capital. De acordo com o aplicativo Selva, que monitora a poluição atmosférica, os níveis atingiram patamar crítico. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas estão especialmente vulneráveis, podendo apresentar sintomas como tosse seca e cansaço.

Além de Cidade de Deus, outros 18 municípios do Amazonas registram qualidade do ar moderada, segundo o Selva. Entre eles estão Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Silves, Presidente Figueiredo, Urucará, Manaquiri, Beruri, Coari, Tefé, Jutái, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Lábrea, Boca do Acre, Eirunepé e Envira.

As autoridades recomendam o uso de máscaras de proteção, acompanhamento de alertas e previsões meteorológicas, além de seguir informes oficiais. Quem puder, deve considerar deixar temporariamente a área impactada pela fumaça, desde que de forma segura.

Artigo anteriorMST promove evento em homenagem às ditaduras militares da África
Próximo artigoPrimeiro da região Norte: UEA apresenta Computador Quântico Educacional e inaugura Laboratório de Tecnologias e Inovações Quânticas