Festas clandestinas, eventos e reuniões que promovem aglomerações são relatos comuns nas denúncias realizadas ao serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). De janeiro a abril deste ano, houve uma explosão de acionamentos, fazendo com que a modalidade respondesse por 27% do número de chamados ao serviço telefônico mais popular da Polícia Militar.

Em quatro meses, foram registradas mais denúncias do que no ano passado inteiro, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em 2020 foram registradas 6.523 chamadas, enquanto nos primeiros meses de 2021, os números chegaram à impressionante marca de 22.924 ligações. Os dados mostram, ainda, o recorde de quase 10 mil denúncias só no mês de janeiro, quando os atendentes receberam 9,7 ligações da população sobre aglomerações.

O chefe do Centro Integrado de Operações (Ciops), major da Polícia Militar William Coelho, destaca o importante apoio da população e o impacto que as ligações geram no trabalho das Forças de Segurança, que estão diariamente atuando no cumprimento de decretos estaduais de prevenção da Covid-19.

“Muitas vezes essas pessoas que estão nesses eventos não têm noção do perigo que estão oferecendo aos outros. Muitas vezes estão motivadas pela questão da festa, porém, por trás disso existe todo um ambiente de contaminação, que pode ser levado para sua casa, seu trabalho e, assim, prejudicar o trabalho do Governo no combate à pandemia”.

Combate

Ação de grande importância, que tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos comerciais e, consequentemente, combater a propagação do coronavírus, desarticulando festas clandestinas, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) tem a conexão estabelecida com o canal de denúncias, explica o chefe do setor de Operações Integradas da SSP, capitão Renan Libório.

“Semanalmente, a gente coleta essas informações através do Ciops. Recebemos uma lista das denúncias condizentes com a CIF. São aquelas denúncias que necessitam de uma atuação mais robusta, de uma integração multidisciplinar que a CIF oferece. Então, a população tem o papel fundamental em denunciar esses eventos irregulares. A partir disso, a gente consegue dar uma resposta melhor para a sociedade”.

Artigo anteriorPessoas com deficiência permanente começam a ser vacinadas contra a Covid-19 no sábado
Próximo artigoSobras de vacina são aplicadas em pessoas cadastradas no Imuniza Manaus, obedecendo prioridades