A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS passou a analisar novas informações enviadas pela Polícia Federal (PF) que apontam para uma possível relação financeira entre Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, de 50 anos, e Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, preso desde 12 de setembro de 2025.

Segundo revelou o portal Poder360, um depoente ouvido pela PF afirmou que Lulinha teria recebido R$ 25 milhões de Careca — sem que o colegiado saiba precisar em qual moeda — além de supostos pagamentos mensais de cerca de R$ 300 mil, em período ainda não identificado. O mesmo depoimento aponta que ambos realizaram viagens juntos para Portugal.

As suspeitas também envolvem uma possível sociedade entre Lulinha e Careca, possivelmente vinculada à empresa World Cannabis, que atua no Brasil, Portugal, Estados Unidos e Colômbia. Com sede em Brasília, a companhia comercializa cannabis medicinal produzida em Portugal e, segundo a PF, pode ter sido usada por Careca para lavagem de dinheiro obtido com descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas.

As informações chegaram à CPMI por meio de Edson Claro, ex-funcionário de Careca do INSS, que afirma sofrer ameaças e relata que o nome de Lulinha aparece em situações nas quais ele supostamente poderia auxiliar investigados a fraudar o INSS.

Dentro da Polícia Federal, o caso divide opiniões. Um grupo defende o avanço rápido das apurações para esclarecer se há envolvimento de Fábio Luís. Outro, mais alinhado ao presidente Lula, avalia que é comum pessoas citarem falsos vínculos com figuras públicas para obter vantagens.

A CPMI tentou ouvir Edson Claro em outubro, mas a convocação foi barrada por parlamentares governistas. Atualmente, Lulinha vive na Espanha e não respondeu às tentativas de contato feitas pelo Poder360 por intermédio do ex-advogado Marco Aurélio Carvalho.

Carvalho afirmou não ter conseguido falar com Fábio Luís e classificou as acusações como “pirotécnicas e improváveis”, alegando tratar-se de mais uma tentativa de desgastar a imagem do filho do presidente.

Artigo anteriorEmpresário Orlando Coimbra é homenageado como “Amigo da Catedral” em cerimônia marcada por fé e solidariedade