
Brasil – O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) apresentou uma proposta legislativa para instituir o “Dia Nacional do Orgulho Heterossexual”, a ser comemorado todo terceiro domingo de dezembro.
Na justificativa do projeto, o parlamentar, que se autodeclara “ex-gay”, argumenta que “nossos irmãos que são gays não podem se entender melhores, ou como de uma classe especial de cidadãos brasileiros”.
Enquanto deputado propõe Dia do Orgulho Hétero, vereador tenta oficializar semana de movimento Legendários
Paralelamente ao projeto do dia do orgulho hétero, avança na Câmara Municipal de Maceió a proposta do vereador Caio Bebeto que busca instituir a “Semana Municipal dos Legendários” ou o “Dia Municipal dos Legendários” no calendário oficial da cidade.
O projeto visa institucionalizar um movimento que já mobiliza milhares de homens em todo o Brasil com grandes eventos, incluindo estádios lotados.
A proposta descreve a iniciativa como focada em um movimento que “trabalharia a mudança de vida de homens e famílias, promovendo encontros e ações que estimulam crescimento pessoal, espiritualidade e responsabilidade dentro de casa e da comunidade”.
Se aprovada, a data oficial deve potencializar a visibilidade e o alcance do grupo, que promove discursos sobre paternidade, casamento e liderança familiar baseados em princípios evangélicos.
Fundado em 2015, o movimento “Legendários” se define como um espaço cristão voltado para homens que desejam crescimento integral. Segundo os próprios organizadores, o grupo é formado por “homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”, buscando uma transformação que abranja as esferas espiritual, pessoal e profissional.
A iniciativa tem atraído figuras públicas conhecidas, como o investidor Thiago Nigro, o pastor Rafael Cunha, o cantor Tirulipa, o pastor e escritor Eliezer e o humorista Kaká Diniz.


