Brasil – Tramita no Congresso Nacional um projeto para escalar Edson Arantes do Nascimento, o legendário Pelé, no time oficial de heróis do Brasil. O maior jogador da história do futebol morreu aos 82 anos, no final de 2022.

Na prática, nas ruas e nas redes socais Pelé já é um personagem nacional heroico. No entanto, o projeto do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) pretende incluir o atleta no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

“Pelé fez tudo o que fez com orgulho de ser brasileiro, levando nosso nome, nossas cores, nosso jeito de ser para onde foi”, disse Heringer. Segundo o deputado, Pelé nunca virou as costas ao Brasil.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é também chamado como Livro de Aço. A lista de heróis conta com nomes de Tiradentes, Heitor Villa-Lobos, Leonel Brizola, Getúlio Vargas, Machado de Assis e Ulysses Guimarães, entre outros.

O livro é guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes. O projeto deverá tramitar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Três Corações

“O menino que saiu de Três Corações, Minas Gerais, para brilhar no mundo, em uma época em que os meios de comunicação não eram nem tão velozes, nem tão massificados”, argumentou o deputado.

“Edson Arantes do Nascimento se foi, como ele próprio tinha fé, de volta aos braços do Pai, mas Pelé segue conosco, imortal, lendário, majestoso. Pelé jamais morrerá, porque homens de sua magnitude são eternos”, afirmou.

Legado

O Rei defendeu apenas dois clubes: Santos e Cosmos FC. Além, é claro, da Seleção Brasileira. Pelé venceu três Copas do Mundo com a camisa 10: em 1958, 1962 e 1970.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades. Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.

Via: Metrópoles

Artigo anteriorSaullo Vianna alerta para possível migração de garimpeiros para terras indígenas do Amazonas
Próximo artigoBase aliada do prefeito David Almeida (Avante) garante comando das principais comissões da CMM para biênio 2023-2024