Amazonas – Nesta quinta-feira (13), o deputado federal Capitão Alberto Neto, participou do programa no UOL Debate, com o tema “Segurança e educação nas escolas”. O parlamentar destacou que as instituições de ensino, públicas e privadas, vivem um momento grave de insegurança, que vai de encontro a fragilidade emocional dos alunos, e apresentou alternativas viáveis para contribuir com a mudança desta triste realidade que vem comprometendo a paz das famílias brasileiras.

O Capitão Alberto Neto esclareceu que é necessário trabalhar duas vertentes paralelas, uma para os agentes externos de segurança e outra voltada aos ambientes interno e familiar. Sobre as medidas externas, o deputado enfatizou que existe no país o modelo da Ronda Escolar, que é eficaz e age de forma preventiva nas questões de segurança nas escolas e comunidade.

“A Ronda escolar sempre existiu, e mantém a presença da polícia na escola, de maneira preventiva, fazendo a interação entre a polícia militar, as escolas e a comunidade. Isso é extremamente saudável, a presença policial ou segurança privada são para o bem. Aliado a isso precisamos de procedimentos mais rígidos de acesso nas escolas e uso de tecnologias, pois tudo vier para beneficiar a segurança dos nossos filhos é positivo.”, destacou.

Outro aspecto considerado extremamente importantes pelo parlamentar é a presença mais efetiva dos pais no processo de educação e acompanhamento das atitudes dos filhos na rotina escolar e no cotidiano.

“Como pais, nós devemos participar, conversar com nossos filhos, olhar na mochila, ver os sinais de comportamento, que muitas vezes passam despercebidos. Precisamos reforçar a integração escola, pais e comunidade, pois é evidente que a presença dos pais faz a diferença na vida dos filhos. É um ledo engano achar que somente escola vai solucionar os problemas de educação. Esse é o nosso papel, é o ambiente familiar que forma uma pessoa saudável”, disse.

Audiência Pública

No início da semana o deputado federal Capitão Alberto Neto, protocolou requerimento pedindo a realização de audiência pública para discutir sobre a segurança nas escolas de educação básica no Brasil.

A proposta é esclarecer, junto aos Ministérios de Justiça e Segurança Pública e da Educação, que medidas planejam adotar para combater e prevenir os casos de violência e ataques em escola no país, que estão se tornando cada vez mais frequentes. E ainda, por parte da Polícia Federal, saber como prevenir que crimes anunciados virtualmente.

Como muitos casos evidenciam que, os autores dos crimes haviam apresentado comportamento violento ou, até mesmo, diagnosticado com algum transtorno mental, foi solicitada a presença de um representante do Ministério da Saúde para discutir políticas públicas que possam ser efetivamente aplicadas nesses casos.

“É inadmissível que essa onda de violência no âmbito das escolas continue se proliferando. É preciso aumentar a segurança e adotar medidas para prevenir que crimes horrendos como esses aconteçam. O ambiente educacional não pode se transformar num lugar que gera insegurança e medo. A escola deve ser um ligar de aprendizagem e amparo para nossas crianças, adolescentes, e onde eles se sintam confiantes e seguros todos os dias”, concluiu o parlamentar.

Artigo anteriorMarcelo Ramos assume gabinete de relações institucionais da Petrobras
Próximo artigoVitão confirma que será papai pela primeira vez: “Vai me mudar para melhor”