
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento direcionado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitando medidas relacionadas à participação de primeiras-damas em eventos oficiais. A ação ocorre após a primeira-dama, Janja da Silva, ter feito um xingamento em inglês contra o empresário Elon Musk durante o G20 Social.
No documento, apresentado nesta segunda-feira (18), Melo afirma que a atitude de Janja “amesquinhou” a imagem do Brasil, gerando “vergonha no cenário internacional” e colocando em risco as relações diplomáticas do país, especialmente pelo fato de Musk ser cotado para integrar o governo dos Estados Unidos.
O parlamentar argumenta que o episódio reflete falta de profissionalismo e pode comprometer interesses estratégicos do Brasil. “A diplomacia é um dos pilares fundamentais da projeção internacional de qualquer nação. Esse princípio foi ostensivamente violado no episódio, em que uma representante simbólica do governo brasileiro agiu de forma incompetente e leviana”, diz o requerimento.
O pedido destaca a necessidade de evitar novos constrangimentos e sugere que sejam estabelecidos critérios claros para a participação de figuras simbólicas do governo em eventos de relevância internacional.