Manaus – Dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo menos 10 testaram positivo para o novo coronavírus entre os meses de março e abril. Cinco deles já saíram do período de quarentena e estão recuperados. Dos parlamentares ouvidos pela reportagem do Toda Hora, 16 declararam que não tiveram Covid-19 e dois estão com suspeita da doença.

Desde março, quando foram confirmados os primeiros casos do novo coronavírus no Amazonas, a CMM passou a realizar as sessões plenárias de forma virtual para evitar aglomerações na Casa Legislativa. No entanto, mesmo em isolamento domiciliar, alguns parlamentares foram infectados pelo novo coronavírus.

O vereador Gilvandro Mota (PSDB) chegou a ficar internado por sete dias, no Hospital Prontocord da Samel, por causa de complicações da doença, mas, já recebeu alta e finaliza o tratamento em casa. “Não é apenas uma síndrome respiratória, mas é uma doença que causa outras consequências como aconteceu comigo que tive um processo de trombose, de coagulação do meu sangue. Se eu não tivesse sido assistido da melhor forma, com cuidado, com zelo, talvez eu não tivesse aqui para contar história. Para mim, foi um milagre. Deus foi maior, Deus nos livrou, Deus nos salvou e tenho certeza que isso nos torna seres humanos melhores”, desabafou o parlamentar.

O parlamentar explicou que não chegou a ser intubado. Segundo ele, o tratamento foi por ventilação não invasiva, combinada com 36 horas de fisioterapia, além das medicações específicas para o tratamento da doença. “Acho que tem que dar uma atenção desde o início, mais exames de sangue, mais tomografias. Não adianta testar positivo se você está com a doença em um estágio avançado, você precisa ter a certeza no início de tomar esses remédios que fazem parte do protocolo. Cheguei a ter mais de 50% do meu pulmão comprometido, mas na minha alta já estava abaixo de 40%, com regressão”, destacou.

Os vereadores Claudio Proença (PMN), Jaildo Oliveira (PCdoB), Dante Souza (PSDB), Diego Afonso (PSL) e Rosinaldo Bual (OMN) também estão com o novo coronavírus.

Bual informou que se recupera em casa. “Já passei pela segunda semana, tive pequenos sintomas de pneumonia, mas, já estou bem melhor”, disse o vereador.

Diego Afonso também cumpre os 14 dias de protocolo em casa enquanto realiza o tratamento. “Eu senti logo nos primeiros dias uma moleza no corpo, uma gripe muito forte. Logo nos primeiros dias, muita dor de cabeça e, no segundo dia, perdi o paladar e o olfato. No segundo dia, eu iniciei o tratamento com azitromicina somente, fechando o ciclo todo de azitromicina por cinco dias, já me senti bem melhor. Não tive febre, só uma tosse muito seca e também senti a garganta, mas, já estou no meu último dia 14º, encerrando e estou me sentindo bem melhor”, descreveu Diego.

Suspeita

Os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Mirtes Sales (Republicanos) estão com suspeita da doença. Marcelo Serafim fez um primeiro exame e testou negativo. “Tive sintomas, mas, meu primeiro exame deu negativo. Fiquei em isolamento e vou repetir o exame”, informou. O novo exame deve ser realizado ainda nesta terça, 05/04.

Já a vereadora Mirtes Sales disse que está tendo os primeiros sintomas da Covid-19 e que vai realizar o exame ainda hoje. “Amanheci com sintomas de gripe e início de inflamação na garganta, moleza no corpo. Estou vendo com o médico (exame)”, disse a parlamentar.

Recuperados

Segundo a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Manaus, dos dez vereadores que testaram positivo, cinco já estão recuperados, são eles: Isaac Tayah (DC), Glória Carrate (PL), Elissandro Bessa (SD) e Bentes Papinha (PL).

Artigo anteriorEspetáculo ‘Plutão (Já foi planeta)’ e concertos musicais serão exibidos em rede social
Próximo artigoSecretária da Susam participa de reunião com secretários de saúde dos Estados e ministro Nelson Teich