O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (22) que o país possui “mais de 5 mil” mísseis antiaéreos russos do modelo Igla-S, considerados por ele “uma das armas mais poderosas do mundo”. Segundo o líder chavista, o arsenal tem como objetivo garantir “a paz e a tranquilidade” da população venezuelana.

“Qualquer força militar do mundo conhece os Igla-S. Na Venezuela, temos mais de 5 mil deles em nossos postos de defesa antiaérea, para assegurar a paz, a estabilidade e a tranquilidade do país”, declarou Maduro durante evento transmitido pela emissora estatal VTV.

A fala ocorre em meio à crescente mobilização militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, que o regime venezuelano vê como uma tentativa de promover uma “mudança de regime”. Washington, por sua vez, justifica a presença de tropas na região como parte de operações de combate ao tráfico de drogas.

Maduro também afirmou que a Venezuela dispõe de “equipamentos de simulação” e milhares de operadores treinados no uso dos mísseis, posicionados “em cada montanha, povoado e cidade do território nacional”.

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou que a atual operação é a oitava ação contra supostos navios de narcotráfico desde o início da ofensiva no Caribe, em águas internacionais próximas à costa venezuelana.

Artigo anteriorLula confirma que vai disputar quarto mandato presidencial em 2026
Próximo artigoCabo Daciolo anuncia pré-candidatura à Presidência da República em 2026