Em um dia marcado pela volatilidade, o dólar registrou alta moderada e atingiu um novo recorde nominal desde o Plano Real, encerrando a segunda-feira (9) vendido a R$ 6,082, uma elevação de 0,18%. A cotação chegou a cair pela manhã, atingindo R$ 6,04, mas inverteu o movimento com a piora no cenário internacional e as persistentes incertezas domésticas.

Enquanto isso, a bolsa brasileira, impulsionada por estímulos econômicos na China, subiu 1%, fechando aos 127.210 pontos. O avanço foi liderado por ações de petroleiras e mineradoras, beneficiadas pela alta nas commodities.

O anúncio de medidas de incentivo pelo governo chinês favoreceu economias emergentes, como o Brasil, dada a forte dependência do país asiático em produtos agrícolas e minerais. No entanto, o dólar ganhou força à tarde com o aumento nas taxas de títulos do Tesouro dos EUA, considerados os investimentos mais seguros globalmente.

No cenário interno, incertezas políticas continuaram a pressionar o mercado. Reuniões entre o Ministério da Fazenda e deputados do PT buscaram consenso sobre o pacote fiscal do governo, especialmente em relação às restrições ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), alvo de críticas do partido no fim de semana.

Artigo anteriorTom Cavalcante faz Record dar salto de 129% no Ibope
Próximo artigoJovem morre após se distrair gravando vídeos e cair de heliponto de prédio