Nesta semana, o Governo do Amazonas apresentou um plano para a retomada gradual das atividades econômicas a partir de 14 de maio, mas esse processo está condicionado à análise da curva da pandemia de Covid-19 no estado, como ressaltou o governador Wilson Lima.

A prorrogação das medidas restritivas até essa data e o calendário para a flexibilização do isolamento social se baseiam em um estudo elaborado por uma equipe multidisciplinar e voluntária composta por médicos, infectologistas, estatísticos e economistas.

Coordenado pelos professores Samy Dana e Alexandre Simas, o estudo faz uma projeção das mortes pelo novo coronavírus e do pico da doença nos estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Brasil de modo geral.

No caso do Amazonas, o modelo mostra que o estado está atravessando o pico de casos neste momento, mas também prevê uma “grande exaustão” do sistema de saúde local, tanto público quanto privado.

“O Amazonas entrou no pico agora, faz alguns dias, e o pico não é um dia só. A projeção é que fique no pico. Estamos levantando agora o número de sepultamentos do sistema funerário e vendo a comparação da média histórica dos períodos dos outros anos. Estamos tentando melhorar a todo custo para cada dia ter um modelo melhor”, explicou o economista Samy Dana.

Segundo ele, as projeções têm confiabilidade de 95% e levam em conta que as condições atuais de isolamento social sejam mantidas. “Estamos conversando com várias autoridades, inclusive aí do Amazonas, para que a gente tenha os dados diariamente e possa rodar e fornecer os resultados. Tem que ser um monitoramento diário”, acrescentou.

Por isso, o economista defende que a retomada das atividades e a flexibilização das medidas restritivas sejam feitas com cautela, levando em consideração o comportamento da curva de casos nos próximos dias.

“Enquanto não tivermos uma confiança em que o pico está baixando e que o sistema vai aguentar, por uma questão de responsabilidade não podemos recomendar o afrouxamento”, disse.

Modelo adaptativo – O estudo, que seguiu para publicação em revista científica, surgiu da necessidade de se ter um modelo de previsão para a Covid-19 mais flexível, adaptado ao perfil do Brasil e de suas regiões, que possuem realidades tão distintas.

“Não dá para tratar o Brasil como um todo por dois motivos. Primeiro porque se faltam leitos no Amazonas, não adianta ter leito sobrando em São Paulo. A pessoa não consegue chegar lá, e então é como se fosse outro país do ponto de vista de mobilidade de leitos”, acrescentou Samy Dana.

Para refinar melhor os resultados, a equipe usou um modelo epidemiológico adaptativo baseado no número de óbitos, que os especialistas acreditam ser o dado mais confiável hoje no Brasil. Entre as variáveis usadas estão a quantidade e ocupação de leitos e a pirâmide etária, considerando que a letalidade da doença é menor entre os mais jovens. O objetivo é projetar um cenário de estresse do sistema de saúde para auxiliar o poder público nas tomadas de decisão.

“Levamos em consideração a pirâmide etária, o número de leitos e, também, como não se sabe a proporção de infectados não detectados para infectados detectados, resolvemos trabalhar com número de leitos e número de mortos porque o número de mortos, ainda que possa ter a subnotificação, é muito menor do que a subnotificação de pessoas infectadas que não foram detectadas porque são assintomáticas”, justificou o economista.

Reforço na assistência – O Amazonas chama a atenção dos especialistas envolvidos no estudo pelo número reduzido de leitos de UTI tanto na rede pública quanto na privada.

“E não dá para culpar o governo especificamente por isso porque é uma questão histórica. Todos os governos tiveram sua participação. Para você ter uma ideia, no Hospital das Clínicas aqui de São Paulo tem mais de 200 leitos. A chance de colapso do Amazonas em qualquer epidemia, falando de UTI adulta, é gigante”, frisou Samy Dana.
Para reduzir a pressão sobre o sistema, o Governo do Amazonas tem concentrado esforços na melhoria da rede de assistência, com ampliação de estruturas, aquisição de insumos e contratação de recursos humanos.

Na última sexta-feira (1º/05), a Secretaria de Saúde (Susam) iniciou a distribuição de 45 respiradores encaminhados pelo Governo Federal, garantindo a abertura de novos leitos nos hospitais Delphina Aziz, 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo.

Isolamento social – Para Samy Dana, os dados apresentados pelo estudo reforçam a importância do distanciamento social, que precisa ser levado a sério pela população.

“As pessoas não devem sair, e quando saírem, devem tomar todas as preocupações, como uso de máscaras e álcool em gel. Não dá para brincar com isso. Ainda que as mortes tivessem começado a cair, se você afrouxar, daqui a duas semanas você vai ter outro pico. Não dá para fazer isso”.

Artigo anteriorAM recebe restante de doações feitas pela Sociedade Israelita Albert Einstein
Próximo artigo200 cilindros de oxigênio foram enviados para o Hospital de Guarnição de Tabatinga