Neste domingo, 15/11, mais de 1,3 milhão de eleitores de Manaus vão às urnas eleger prefeito, vice-prefeito e os 41 vereadores que representarão a população na Câmara Municipal (CMM). Este ano 11 candidatos disputam à prefeitura da cidade e o número de candidaturas para o legislativo municipal é de 1.396 candidatos.

Mais de 7,4 mil urnas eletrônicas serão utilizadas no primeiro turno das eleições em todo o Amazonas. Em Manaus 3.517 começaram a ser entregues nesta sexta-feira às escolas cedidas para a votação em 13 zonas eleitorais na capital e área rural. Deste total, 146 são de contingência.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) 171 escolas do Estado vão ficar à disposição do TRE. Em razão da pandemia, as escolas vão passar por um processo de desinfecção. Após o pleito, as unidades serão novamente higienizadas.

O eleitor nas urnas

Com a pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral teve que ser modificado e toda a logística antes, durante e após o pleito também devem seguir recomendações médicas e sanitárias para evitar o contágio da doença. O eleitor é o principal ator nesse processo, por isso, é preciso ficar atento às dicas de segurança sanitária.

Para votar o eleitor precisa está com o título em mãos ou com algum documento oficial com foto. Caso queira, também pode votar usando o aplicativo e-Título. No momento da votação é preciso ir de máscara e levar caneta para assinatura, não será permitido compartilhar o objeto com ninguém. O mesário não poderá pegar os documentos, cabe ao eleitor mostrá-los.

A votação começa às 7h e vai até 17h.

Eleitorado

O Amazonas possui mais de 2,5 milhões de eleitores aptos a votar nessas eleições municipais. O eleitorado de Manaus atualmente é de 1,3 milhão de pessoas. Em 2016, os eleitores eram 1,2 milhão. As mulheres são maioria, 52,9%, já os homens representam 47,1% do eleitorado da capital. A faixa etária com maior número de eleitores é de 35 a 39 anos.

Segurança

A segurança durante a eleição contará com a estrutura dos órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Serão envolvidos na operação ‘Eleições 2020’, mais de 8 mil servidores. A fiscalização contará com policiamento terrestre, fluvial e com monitoramento por meio de helicópteros.

A Polícia Militar (PM) disponibilizará 2,6 mil policiais em todo o Estado, só na capital serão mais de 1,2 mil PMs. Para garantir segurança nos locais de votação e no combate aos crimes eleitorais, no interior 988 militares já foram designados aos 61 municípios amazonenses. A Polícia Civil (PC) empregará 855 policiais civis, cerca de 100 irão reforçar o efetivo do interior.

As tropas federais também estarão presentes, em alguns municípios, nessas eleições. A previsão do TSE é que os agentes atuem em 41 cidades amazonenses. Desse total, haverá atuação conjunta com a PM em 33 municípios e em sete, as Forças Armadas serão responsáveis sozinhas.

No trânsito o reforço vem de 200 agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) que participarão efetivamente da Lei Seca.

Artigo anteriorBrasil vai às urnas para eleger prefeitos e vereadores
Próximo artigoAmazonino vota na Sefaz e diz que vai dar um “presente para Manaus”