Um dia da eleição para governador e presidente no segundo turno, as empresas de pesquisas eleitorais divulgam seus resultados, e as incertezas ainda rondam.

As últimas pesquisas do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgadas no Amazonas nos últimos anos divergiram da apuração, fora da margem de erro, que chega a 66,66%. De acordo com levantamento do Expresso AM, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Por outro lado, o Ibope também errou o resultado para presidente da República, saindo totalmente da margem de erro.

Em 2014, a pesquisa realizada pelo Instituto errou ao apontar que Eduardo Braga (MDB) detinha 51% dos votos, e que venceria José Melo (Pros) 35%.

No mesmo ano o instituto errou nas eleições presidenciais que apontava o então senador Aécio Neves (PSDB), com 48% e Dilma Rousseff (PT), com 44% das intenções de voto.

O instituto acertou, apenas os resultados nas seguintes capitais: Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Em 2018, a pesquisa Ibope para senado no Amazonas, mostrou Eduardo Braga (MDB) e Vanessa Grazziotin (PcdoB) na liderança no entanto o instituto errou novamente. O vereador Plínio Valério (PSDB) que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas surpreendeu e conseguiu a primeira colocação na disputa eleitoral com 834.809 votos. Já o senador emedebista Eduardo Braga que era favorito na pesquisa eleitoral do Ibope ficou com a segunda colocação e por por pouco não perdeu um cadeira no senado para o então deputado Luiz Castro (Rede) que obteve 581.553 votos.

Em Minas Gerias, a pesquisa realizada pelo instituto Ibope apontou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) liderando todas as pesquisas, no entanto a petista acabou ocupando apenas a quarta colocação, com 15,06% dos votos.

O Ibope divulgou nesta sexta-feira, 26/10, o resultado da ultima pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador do Amazonas, que acontece neste domingo, 28/10. O levantamento foi realizado entre quarta, 24/10, e sexta e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Em uma outra pesquisa de um outro instituto, o Real Time Big Data, aponta vitória de Amazonino Mendes (PDT).

 

 

 

Artigo anteriorHomem é flagrado fazendo sexo com égua e diz que animal consentiu porque ‘piscou’
Próximo artigoHaddad e Bolsonaro aparecem empatados em pesquisa da Vox Populi