BRASIL – O ex-presidente Lula (PT) concedeu nesta quarta-feira (27) entrevista ao UOL e falou sobre como pretende formar seu time de ministros, sobre como pensa em conduzir a economia brasileira se voltar à Presidência, sobre sua eventual participação em debates eleitorais em emissoras de TV e sobre a possibilidade de vencer a eleição no primeiro turno, como indicam algumas pesquisas.

“O Bolsonaro está pensando o seguinte: ‘eu só vou em debate no segundo turno’. Pode não ter segundo turno. A eleição pode ser resolvida no primeiro turno”, ironizou o petista. “Eu vou trabalhar para ganhar o mais rápido possível, ter o maior número de votos possível”.

Perguntado sobre a necessidade de liquidar a fatura já na primeira tapa do pleito, o ex-presidente respondeu: “você encurta o gasto da campanha, ganha um mês para se preparar para governar o país, para montar o governo. E no caso desse sujeito que está aí [Jair Bolsonaro (PL)] você nunca sabe o comportamento dos milicianos que o apoiam, você nunca sabe. Mas eu gosto de dois turnos, gente. O PT foi um dos partidos que mais brigou para que a gente tivesse eleições em dois turnos”.

Sobre sua participação em debates, Lula relembrou que o PT já propôs o formato de pool – formato de debate em que vários veículos de comunicação participam – para que não ficasse “refém” de tantas datas reservadas pelas emissoras de televisão. “Eu adoro debate, é uma coisa instigante. Da mesma forma que o jogador gosta de entrar na final para disputar uma Copa do Mundo, eu gosto do debate, no primeiro ou no segundo turno. Mas o que eu quero é dar uma certa moralizada na quantidade de debates”.

Confira outras declarações de Lula:

  • “Disputar as eleições de maneira democrática, ganhar as eleições e governar os 4 anos com um plano de governo que estamos apresentando. Se ganhar, farei reunião com os 27 governadores para as principais obras em cada estado”.
  • “Nós vamos tentar fazer 40 anos em 4, porque o Brasil precisa de urgência para recuperar o emprego e a qualidade de vida do povo”.
  • “Recriar ministérios que existiam no meu governo. Ministério da Cultura, da Igualdade Racial, da Pesca. E vou criar um Ministério para cuidar das questões indígenas, comandado por um indígena, não por um branco de terno e gravata”.
  • “Eu e o Alckmin vamos viajar o mundo pra mostrar que vale a pena investir no Brasil. Porque esse país vai ter previsibilidade e estabilidade. E que investidores podem vir pra cá para fazer coisas novas. Quem vai investir hoje no Brasil com um presidente maluco como esse?”
  • “Qualquer coisa que for feita para defender a democracia, vocês podem ter certeza que estarei junto”.
  • “Conversar com os partidos políticos. E quero a responsabilidade deles também para o Brasil. Quero trabalhar junto com todos pelo Brasil. Quero ser maestro de uma orquestra que tem prefeitos, governadores, deputados, sociedade”.
Artigo anteriorAusentes dos debates, Lula e Bolsonaro irão ao Jornal Nacional, da TV Globo
Próximo artigoMC Mirella acusa companhia aérea de roubar bolsas de marcas avaliadas em mais de R$ 50 mil