Manaus – Na manhã desta sexta-feira (9), a Polícia Federal deflagra a “Operação Nirmata”, que investiga empresários e agências de publicidade acusados de usarem a I.A. (Inteligência Artificial) para criar um áudio falso do prefeito David Almeida supostamente atacando os professores que cobravam o FUNDEB.

Conforme informações dos bastidores, o áudio manipulado pela inteligência artificial pode ter sido encomendado e elaborado dentro de um suposto gabinete do ódio por um possível adversário político de David Almeida.

Às vésperas das eleições de 2024, o áudio criminoso forjado pela I.A. mostrava a voz de David Almeida xingando e atacando professores da rede municipal que cobravam o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

De acordo com informações pelo menos nove mandatos de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Um designer, três agências de publicidades e dois propagadores da “Fake News” são os principais alvos das operações. Computadores foram apreendidos pela PF e os suspeitos irão prestar esclarecimentos para polícia.

O Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil acompanham o caso.

Artigo anteriorUsuária de drogas acusada de roubar lanchonete no São José é linchada pela população; veja vídeo
Próximo artigoPT recorre no Ministério das Comunicações para obter concessão de rádio e TV