
O dono do Twitter/X, Elon Musk, enviou uma mensagem neste sábado, 17, ao anunciar o encerramento das operações da big tech no Brasil, atribuindo a decisão ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O povo brasileiro tem uma escolha a fazer: democracia ou Moraes”, declarou a empresa em um tuíte, acompanhado do anúncio de que o X está encerrando suas atividades no país.
Segundo a empresa, Moraes ameaçou o representante legal do X no Brasil com prisão caso a plataforma não cumprisse as “ordens de censura” emitidas pelo ministro do STF. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que agora estamos divulgando para expor suas ações”, afirmou o X ao compartilhar o despacho.
Apesar do fechamento do escritório no Brasil, o serviço do X continuará operando no país. A empresa destacou que, mesmo após inúmeros recursos ao STF, suas solicitações não foram atendidas, e o público brasileiro não foi informado sobre essas ordens. “Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, afirmou a plataforma. “Para proteger a segurança de nossa equipe, decidimos encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. No entanto, o serviço X permanecerá disponível para a população brasileira.”


