MANAUS – A campanha de vacinação contra a Covid-19, que começou dia 19 de janeiro, coordenada pela Prefeitura de Manaus, alcançou, na manhã de terça-feira (17), a marca de 3 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, dose única e de reforço.

O prefeito David Almeida classificou como expressivos os números registrados até agora, mas lembrou que ainda há pessoas que não tomaram a primeira dose e há aquelas que não retornaram para concluir o esquema vacinal.

“Essa campanha é muito mais abrangente e ouso afirmar que é a mais complexa de toda a história da vacinação em Manaus e no mundo. Na próxima sexta-feira, completaremos dez meses de um trabalho dedicado das equipes que estão todos os dias nos pontos de vacinação, juntamente com os nossos parceiros das Forças Armadas e de outras instituições que nos apoiam. Precisamos que essas pessoas que não tomaram a primeira dose e as que não voltaram para a segunda dose procurem os pontos de vacinação. Vamos fazer de nossa cidade exemplo de adesão à vacina.” David Almeida, prefeito de Manaus.

Para ampliar o acesso da população às vacinas, a Semsa criou pontos em todas as zonas da cidade, e o atendimento acontece em unidades de saúde da Semsa, em pontos considerados estratégicos, porque registram um grande fluxo de pessoas, em centros de atenção à criança e ao idoso, na área central da cidade, onde estão localizadas duas grandes feiras fixas, além do mercado municipal sete shoppings centers.

Dos cinco shoppings que funcionaram no último final de semana, o Manaus Via Norte, incluído como ponto de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi o que mais registrou doses aplicadas: 2.624 doses em dois dias. O shopping Millenium, que entrou na lista de pontos da prefeitura na terça-feira, 16/11, aplicou 517 doses.

A próxima etapa da campanha será a ampliação da dose de reforço para pessoas de 18 anos e que tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses, conforme determinou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Artigo anteriorApós sorteio sem vencedor, prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 38 milhões
Próximo artigoEm SP, cães protegem corpo de idoso que morreu após esperar ambulância por 6 horas