
Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a responsabilizar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelas mortes causadas pela pandemia de Covid-19. Em discurso dirigido à comunidade brasileira em Paris, Lula afirmou que Bolsonaro será, um dia, “julgado como criminoso por desprezar a ciência”.
— Vai chegar o momento em que ele será responsabilizado por ter ignorado orientações científicas, incentivado o uso de medicamentos ineficazes e desestimulado a vacinação — disse Lula, lembrando que mais de 700 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência da doença. Ele também criticou falas do ex-presidente que, segundo ele, desinformaram a população, como as que associavam vacinas a efeitos absurdos.
Durante o mesmo evento, Lula voltou a defender a regulação das redes sociais e aproveitou para alfinetar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
— Ninguém explicou ao Trump que ele foi eleito para governar os EUA, não para mandar no mundo. Querer controlar o Canal do Panamá, tomar a Groenlândia, taxar todo o comércio global como se fosse o dono… é demais — declarou.