Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou a empresários espanhóis, com negócios de pequeno e grande portes no Brasil, os principais potenciais de investimentos no estado em áreas como de tecnologia e meio ambiente, especialmente projetos do Governo do Estado voltados às comunidades rurais e ao interior.

A exposição foi realizada nesta quinta-feira (27/04), a convite da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil durante encontro em sua sede – em São Paulo. A Câmara reúne 250 associados, de grandes corporações a pequenas empresas, que geram mais de 250 mil empregos e são responsáveis por tornar a Espanha um dos países de maior investimento estrangeiro no Brasil nos últimos 20 anos.

“A gente tem um desafio muito grande, que é o de conciliar preservação com desenvolvimento econômico e isso é possível fazer. Mas para que efetivamente isso aconteça, a gente precisa de tecnologia, de suporte financeiro, precisa de apoio. E um apoio como o da União Europeia e de outros grupos econômicos é muito significativo nesse processo“, declarou Wilson Lima.

O governador ressaltou, ainda, que o estado do Amazonas já possui parceria com três empresas da Espanha instaladas no Polo Industrial de Manaus: a Brasitech, de aparelhos para beleza; a Hummel, que produz filtros de ar para uso automotivo; e a Samar’t, que fabrica placas de identificação veicular.

Também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara Espanhola, Marcos Madureira; o cônsul da Espanha em São Paulo, Miguel Gomez de Aranda; e o conselheiro comercial chefe da embaixada da Espanha em Brasília, José Bernades. Esse último de forma virtual, já que o evento teve transmissão via internet, pelas plataformas zoom e metaverso.

Participaram, ainda, os secretários de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; da Casa Civil, Flávio Antony; de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo; e do escritório de representação do Amazonas em São Paulo, Alfredo Lins, além de autoridades e gestores públicos de outros estados brasileiros e diretores e executivos de empresas e multinacionais.

Potenciais do Amazonas

Em sua exposição, o governador Wilson Lima apresentou projetos e programas do Governo do Estado que vêm sendo modelo de sustentabilidade e de valorização dos povos que habitam comunidades e cidades do interior e que ajudam a preservar a floresta.

“O Governo do Amazonas tem feito, nos últimos anos, um trabalho de apontar soluções para o desenvolvimento sustentável, que é como você concilia conservação do meio ambiente, desses recursos naturais, com geração de emprego, renda e inclusão social, a partir da inclusão desse artifícios ambientais em uma nova economia de baixas emissões, uma economia verde“, disse Eduardo Taveira, ao destacar os diferenciais do Amazonas como o maior estado da federação, com 97% da cobertura natural conservada e a maior porção de floresta tropical contínua do mundo.

Entre os cases apresentados pelo governador Wilson Lima estão ações de valorização dos povos que vivem na floresta, como o programa Guardiões da Floresta e o turismo de base comunitária.

O governador ressaltou, ainda, a inclusão do Amazonas no mercado de crédito de carbono voluntário, e os investimentos em infraestrutura, educação e habitação, como o projeto de ampliação do abastecimento de água potável, com o Água Boa; a Escola da Floresta em unidades de conservação e os programas Prosamin+ e Prosai. O diferencial competitivo da Zona Franca de Manaus para a indústria e o desenvolvimento de novas tecnologias foram destacados também.

Ao encerrar sua apresentação, Wilson Lima exibiu um vídeo promocional mostrando avanços feitos no Amazonas durante sua primeira gestão e projetos já em andamento para o segundo mandato. Ele convidou os empresários a visitarem o estado e conhecerem de perto cada área de investimento.

Artigo anteriorCentro de Treinamento de Lutas ‘Jungle Champions’ prepara atletas de alta performance em Manaus
Próximo artigoEm crise, rede Globo vende sede histórica no Rio de Janeiro