Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu neste domingo (25) a eleição presidencial e conquistou o quarto mandato à frente do Palácio do Planalto. A vitória sobre Flávio Bolsonaro (PL) ocorreu em uma disputa acirrada e marcada por uma virada inédita.

A poucos dias de completar 81 anos, na próxima terça-feira (27), o petista se tornou o primeiro presidente do Brasil eleito quatro vezes pelo voto popular. O TSE confirmou o resultado às 21h08, quando 97% das urnas haviam sido apuradas. Naquele instante, Lula somava 51,74% dos votos, contra 48,26% de Flávio.

O quarto triunfo acontece mais de duas décadas após a primeira chegada ao poder, em 2002. A virada foi impulsionada por uma forte mobilização da campanha petista nas ruas e nas redes sociais.

No novo mandato, Lula enfrentará desafios como a forte oposição no Congresso Nacional e o equilíbrio das contas públicas, após ampliar benefícios durante a campanha e prometer reforçar programas sociais.

Fundador do PT, Lula foi eleito em 2002, reeleito em 2006 e retornou ao Planalto em 2023, depois de derrotar Jair Bolsonaro, pai de Flávio, em 2022. Sua trajetória inclui três derrotas presidenciais, condenações anuladas pelo STF, 580 dias de prisão e o retorno à disputa eleitoral.

A nova vitória consolida Lula como o principal nome da política brasileira no século 21 e lhe garante mais quatro anos no comando do Executivo federal. No primeiro turno, ele ficou atrás de Flávio, com 47% a 45% dos votos válidos, mas conseguiu uma virada histórica na segunda etapa.

Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns, no interior de Pernambuco. É o sétimo dos oito filhos dos lavradores Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello, a dona Lindu.

O pai deixou Pernambuco quando Lula era bebê e foi para o litoral paulista em busca de trabalho. Em dezembro de 1952, aos sete anos, Lula viajou com a mãe e os irmãos para São Paulo em um caminhão pau de arara.

A família se instalou primeiro no Guarujá, onde reencontrou Aristides, que já tinha outra família. Dona Lindu se separou do marido. Em 1956, mãe e filhos se mudaram para a capital paulista e passaram a viver em um cômodo pequeno nos fundos de um bar. Lula foi vendedor ambulante, engraxate e office boy até conseguir emprego na Fábrica de Parafusos Marte.

Artigo anteriorOmar Aziz é eleito Governador do Amazonas em segundo turno
Próximo artigoOmar Aziz eleito o governador mais votado da história do Amazonas, com 1,27 milhão de votos