Mais de 4,8 milhões de candidatos devem participar neste domingo (9) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado em 1.804 municípios do país. A segunda etapa ocorrerá no domingo seguinte, dia (16).

Neste primeiro dia, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver 45 questões objetivas e elaborar a redação, que deverá ser um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. As provas abrangem as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias — incluindo português, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol) —, além de ciências humanas e suas tecnologias, com história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A redação, que vale até 1000 pontos, exigirá dos participantes uma análise crítica e fundamentada sobre o tema proposto, com base nos textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos durante a formação escolar.

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Candidatos que desejarem levar o caderno de provas só poderão sair a partir das 18h30. O edital é rigoroso quanto a atrasos, proibindo a entrada após o fechamento dos portões.

Os estudantes devem portar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, para facilitar o acesso ao local da prova.

Artigo anteriorDois corpos são encontrados após queda de avião no Amazonas
Próximo artigoColisão entre carreta e ônibus causa caos no trânsito da Zona Sul de Manaus