Manaus – Mortes por suicídio aumentaram em todas as regiões do Brasil entre 2010 a 2019 segundo boletim epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde. Pensando nisso, candidata a deputada estadual Débora Menezes (PL) promete se eleita destinar seus recursos para criação de um Hospital Psiquiátrico de Emergência na cidade de Manaus.

“Os casos de suicídio e depressão no Amazonas são alarmantes! Eu acredito que o atendimento especialmente ambulatorial de emergência e urgência é essencial para conter crises e direcionar o atendimento e o diagnóstico. Se eleita quero propor a criação de um Hospital Psiquiátrico de emergência em Manaus” declara Débora.

O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.
Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mortes por suicídio. A análise das taxas de mortalidade ajustadas no período demonstrou aumento do risco de morte por suicídio em todas as regiões do Brasil.

A candidata acredita que expandir a rede assistencial em todos os níveis de complexidade é uma medida fundamental para conter o aumento de casos de suicídio e salvar vidas.

“Muita coisa pode levar uma pessoa a ter depressão, seja um problema de família, problemas financeiros entre outras coisas. E é por isso que não só no Setembro Amarelo, mas em todos os meses do ano, devemos ter atenção voltada para as pessoas que sofrem dessas condições mentais. Ter atendimento especializado e gratuito para essas pessoas pode salvar muitas vidas, inclusive do alcoolismo e do vício nas drogas. Antes de julgar, devemos pensar em ajudar” argumentou a candidata.

Além disso, a candidata comentou a importância de ações de promoção da saúde mental e programas de incentivo para atuação nas escolas e universidades. Visando serviços de apoio e criando protocolos claros para identificar os riscos de suicídio nos alunos.

Artigo anteriorCapital recebe ‘Jungle Matsuri’, Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da Amazônia
Próximo artigoWilson Lima se reúne com trabalhadores do comércio e indústria e de cooperativas de reciclagem